Título Padrão
DOI:
https://doi.org/10.36517/arf.v17iespecial.95591Palabras clave:
Tempo. Bergson. Cinema. Indústria. Taylorismo.Resumen
Inscrita em meio aos avanços tecnológicos da modernidade, a filosofia da duração de Henri Bergson pode auxiliar na observação de certos fenômenos que tomam conta da sociedade. Sua distinção metafísica entre Tempo e Duração serve como ponto de partida. Tempo é de natureza distinta de Duração, pertencendo ao campo do espaço. Erroneamente tomamos o espaço por tempo pela celeridade de agir. Bergson enxerga com naturalidade a tendência da imaginação em espacializar o tempo. Contudo, esta forma dada ao tempo auxilia a submissão do trabalhador. O modelo Taylorista de industrialização se serve da analítica do tempo espacial para delimitar os esforços dos operários nas fábricas, retirando da equação temporal a liberdade e inserindo o determinismo maquínico para o corpo humano. Sendo fruto da época, o cinema, nascido das fábricas, vem no auxílio pedagógico do modelo industrial de tempo espacializado para acostumar a percepção humana à aceleração, portanto pensando o movimento por meio de ações no espaço e não em seu sentimento de fluxo. Isto se dá especialmente pela abolição dos tempos mortos por meio da montagem privilegiando a ação espacial. Pensar em Duração e compreender o cinema enquanto fluxo poderia ser um caminho para se desfazer das amarras do espaço, num caminho rumo à liberdade. Como referência, tomaremos o livro A metafísica da cinefilia: uma leitura bergsoniana do cinema.
Descargas
Citas
BERGSON, H. A evolução criadora. Trad. Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CARRIÈRE, J-C. A linguagem secreta do cinema. Trad. Fernando Albagli e Benjamin Albagli. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CARROLL, N. Theorizing the moving image. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
DOANE, M. A. The emergence of cinematic time: modernity, contingency and the archive. Cambridge: Harvard University Press, 2002.
SÃO PAULO, Y. A metafísica da cinefilia: uma leitura bergsoniana do cinema. Porto Alegre: Editora Fi: 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Yves São Paulo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los DERECHOS AUTORALES otorgados a la revista O el Derecho de Primera Publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente a Creative Commons License Attribution (CC BY) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores pueden aceptar contratos, distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo: publicación en el repositorio institucional o como capítulo del libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite a los autores publicar y distribuir su trabajo on-line (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) durante el proceso editorial de información de que el artículo está en proceso de publicación. Esto puede aumentar el impacto y cita de trabajos publicados.

SOBRE COPYRIGHT Y POLÍTICA DE ACCESO LIBRE
La revista utiliza la atribución CC BY





._._3.png)
._._._.png)