Insensata, ela é insensata: uma reflexão foucaultiana sobre as mulheres-monstro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/arf.v17i1.95839

Palavras-chave:

Loucura. Razão. Paixão. Imaginação. Simpatia. Animalidade.

Resumo

No presente ensaio, minha intenção é a de indicar, com base nas reflexões de Michel Foucault, a potência daquilo que foi historicamente atribuído a um estado de loucura, sobretudo no caso das mulheres. Em vista de tal objetivo, este texto se divide em duas grandes partes. Na primeira parte, retomo rapidamente a compreensão foucaultiana dos deslocamentos históricos atinentes à caracterização da loucura para, em seguida, indicar a possível relação entre a demonização das mulheres na Idade Média e a histerização de seus corpos na Modernidade. Na segunda parte, articulo as análises de Foucault sobre a loucura, a sexualidade e a crítica na intenção de pensar as mulheres-monstro no filme Possession, dirigido e roteirizado por Andrzej Zulawski, e na obra A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector. A partir desses enredos contra-realistas, tento mostrar que a loucura das personagens das duas tramas, respectivamente Anna e G.H., possui uma razão de ser, uma razão que não se refere à racionalidade analítica e substancial do homem sensato.

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Biografia do Autor

Cassiana Lopes Stephan, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora de Didática especial e Prática de Ensino de Filosofia, no Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EDD-FE/UFRJ). De janeiro de 2024 a abril de 2025, realizou estágio de pesquisa pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, na linha de pesquisa Currículo, Ensino e Diferença, com o projeto intitulado “No espelho de Medusa: pensar a teoria de currículo desde diferenças monstruosas” (FAPERJ). De 2021 a 2023, atuou como professora substituta no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrando as matérias de Ética, Estética, Filosofia Política e Prática de Ensino em Filosofia. No ano de 2020, defendeu a tese intitulada “Amor pelo avesso: de Afrodite a Medusa. Estética da existência entre antigos e contemporâneos” (CAPES DS), premiada pela Rede Brasileira de Mulheres Filósofas (RBMF) em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) na categoria Tese de Destaque Acadêmico 2020. Em 2018, participou do Programa de Doutorado Sanduíche da CAPES no Laboratoire Savoirs, Textes, Langage, na École Doctorale de Sciences de l’Homme et de la Société da Université de Lille. Em 2019, esteve em estágio de pesquisa no Institut Mémoires de l’Édition Contemporaine em pareceria com o Centre Michel Foucault, em razão da primeira bolsa Michel Foucault. No ano de 2015, defendeu a Dissertação de Mestrado intitulada “Michel Foucault e Pierre Hadot: um diálogo contemporâneo sobre a concepção estoica de si mesmo”, premiada pela ANPOF como melhor dissertação de mestrado 2016.

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Publicado

2025-07-31 — Atualizado em 2025-10-03

Como Citar

Stephan, C. L. (2025). Insensata, ela é insensata: uma reflexão foucaultiana sobre as mulheres-monstro. Argumentos - Revista De Filosofia, 17(1), 64–81. https://doi.org/10.36517/arf.v17i1.95839

Edição

Seção

Dossiê Foucault: vidas infames e insubmissas