A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A CAPACIDADE DE COMPETIÇÃO

Authors

  • André Eduardo Miranda dos Santos
    • Silvio Popadiuk

      DOI:

      https://doi.org/10.19094/contextus.v8i1.32116

      Keywords:

      Gestão do Conhecimento. Capacidade de Competição. Vantagem Competitiva. Resource Based View.

      Abstract

      Com este artigo objetiva-se identificar se os benefícios daspráticas de gestão do conhecimento são associados com capacidadede competição das empresas, segundo a perspectivados gestores. A abordagem teórica desenvolvida para atendera esse objetivo concentra-se nos conceitos derivados do modeloda Resource based View – RBV. Nesse modelo, a Gestão doConhecimento pode ser caracterizada como uma fonte devantagem competitiva da firma. Foram pesquisadas oitoempresas localizadas na cidade de São Paulo, de diferentesportes, de origem brasileira ou multinacional, e que afirmaramadotar práticas de gestão do conhecimento. Os dadosforam coletados por meio de entrevistas não-estruturadas.Os resultados mostram evidências de que nas empresasestudadas os gestores reconhecem uma associação entre aspráticas de gestão do conhecimento e a aquisição de umavantagem competitiva.

      Author Biographies

      • André Eduardo Miranda dos Santos
        Mestre em Administração de Empresas, Funcionário CLT Visa Vale
      • Silvio Popadiuk
        Doutor em Administração de Empresas, Professor do Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

      Published

      06/30/2010

      Issue

      Section

      Scientific Articles

      How to Cite

      A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A CAPACIDADE DE COMPETIÇÃO. (2010). Contextus - Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 8(1), 21-32. https://doi.org/10.19094/contextus.v8i1.32116