UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004

Autores

  • Jorge Expedito de Gusmão Lopes
  • José Francisco Ribeiro Filho
  • Caio Eduardo Silva Mulatinho
  • Marcleide Maria Macedo Pederneiras
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v6i1.32094

Palavras-chave:

Resolução CNE/CES 10/2004, Diretrizes curriculares, IES pública, IES privada, Estudantes.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos estudantesquanto aos impactos das diretrizes curriculares propostas pelaResolução CNE/CES no 10/2004 em Cursos de Graduaçãoem Contabilidade, em uma universidade pública e uma privada.Este estudo teve por característica uma abordagem empírico-teórica como meio para obter os dados necessários ao seudesenvolvimento, através da aplicação de um questionárioestruturado com 23 questões, caracterizando o método indutivo.Para que fosse possível verificar a existência de diferençade percepções utilizou-se além da análise descritiva o testeestatístico U de Mann-Whitney. Concluiu-se que a percepçãodos estu-dantes da IES pública no que diz respeito às providênciasexistentes na Resolução citada reflete, em sua maioria,impactos negativos no Curso da instituição à qual eles encontram-se vinculados, enquanto a percepção daqueles vinculadosà IES privada sobre esses mesmos aspectos reflete, em suamaioria, impactos positivos no curso da instituição à qualestão vinculados.

Biografia do Autor

  • Jorge Expedito de Gusmão Lopes
    PhD em Educação (Pensylvania State-EUA) e Professor da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE)
  • José Francisco Ribeiro Filho
    Dr. em Ciências Contábeis (USP) e Professor da Universida de Federal dePernambuco(UFPE)
  • Caio Eduardo Silva Mulatinho
    Msc. em Ciências Contábeis (UnB/UFPE/UFPB/UFRN), Professor da Faculdade Boa Viagem(FBV) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA)
  • Marcleide Maria Macedo Pederneiras
    Msc. em Ciências Contábeis (UnB/UFPE/UFPB/UFRN) e Professora da Universidade Federal da Paraíba(UFPB)
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia
    Dra. em Administração (UFPE) e Professora da Universida de Federal de Pernambuco(UFPE)

Downloads

Publicado

30-06-2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004. (2008). Contextus - Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 6(1), 59-70. https://doi.org/10.19094/contextus.v6i1.32094