LOUIS ALTHUSSER NO PEQUENO PANTEÃO: SUA IMPORTÂNCIA FILOSÓFICA SEGUNDO ALAIN BADIOU
DOI:
https://doi.org/10.36517/2025n36id95727Palavras-chave:
Condições da Filosofia, Filosofia Francesa Contemporânea, Marxismo, Prática TeóricaResumo
Louis Althusser continua a exercer grande influência no pensamento político contemporâneo, especialmente no marxismo e na teoria crítica. Sua importância ainda parece estar longe de ser realmente evidenciada. A análise da relação entre filosofia, ciência e política em seu trabalho é central para entender tal relevância. Desse modo, o problema abordado no presente texto se dá da seguinte forma: como o resgate de Althusser, a partir da leitura de Alain Badiou em O Pequeno Panteão Portátil, pode contribuir para o pensamento filosófico contemporâneo? A hipótese sugerida é que a crítica de Badiou pode elevar Althusser como um filósofo que manteve uma preocupação com o lugar específico e a dignidade legítima da filosofia. O objetivo deste trabalho é reconstituir a crítica de Badiou ao aparato teórico de Althusser, explorando suas contribuições à política e filosofia atuais, sendo necessário mostrar: 1) a relação entre filosofia, política e ciência em Althusser; 2) a reformulação da filosofia althusseriana após 1965; e 3) a análise crítica de Badiou sobre a subordinação da filosofia à política. Como conclusão, defende-se que Althusser ainda preserva um caráter filosófico importante, cuja herança continua relevante para os debates filosóficos sobre o pensamento revolucionário e a intervenção política.
Downloads
Referências
"ALTHUSSER, Louis. Elementos de autocritica. Tradução de Miguel Barroso. Barcelona: Editorial Laia, 1975.
ALTHUSSER, Louis. Freud e Lacan. Marx e Freud: introdução crítica-histórica. Tradução de Walter José Evangelista. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
ALTHUSSER, Louis. Lenine e a Filosofia. Tradução de Herberto Helder e Antônio Carlos Manso Pinheiro. Lisboa: Editora Estampa, 1974a.
ALTHUSSER, Louis. Lire le Capital. Paris: PUF, 1965.
ALTHUSSER, Louis. O que não pode mais perdurar no Partido Comunista Francês. In: Eurocomunismo X Leninismo (Coleção Polêmica). Editora Vega, 1978, p. 24-27.
ALTHUSSER, Louis. Philosophie et philosophie spontanée des savants. Paris: François Maspero, 1974b.
ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
ALTHUSSER, Louis; BADIOU, Alain. Materialismo histórico e materialismo dialético. Tradução de Elisabete A. Pereira dos Santos. São Paulo: Global Editora, 1979.
ALTHUSSER, Louis; BALIBAR, Étienne; ESTABLET, Roger. Ler o Capital, vol. 2. Tradução de Nathanael C. Caixeiro Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980.
ALTHUSSER, Louis; RANCIÈRE, Jaques; MACHEREY, Pierre. Ler o Capital, v. 1. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
BADIOU, Alain. A hipótese comunista. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2012a.
BADIOU, Alain. Compêndio de metapolítica. Tradução de Filipe Duarte. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
BADIOU, Alain. Manifesto pela Filosofia. Tradução de MD Magno. Rio de Janeiro: Aoutra Ed, 1991.
BADIOU, Alain. Pequeno panteão portátil. Tradução de Marcelo Mori. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
BADIOU, Alain. Philosophy for militants. Tradução de Bruno Bosteels. London: Verso, 2012b.
BALIBAR, Etienne. A filosofia de Marx. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.
LAZARUS, Sylvain. Antropologia do nome. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
SAMPEDRO, Francisco. Louis Althusser. Marília: Lutas Anticapital, 2023."
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Mauro Garboza Junior, Luiz Guilherme Nunes Cicotte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).







