LOUIS ALTHUSSER NO PEQUENO PANTEÃO: SUA IMPORTÂNCIA FILOSÓFICA SEGUNDO ALAIN BADIOU
DOI:
https://doi.org/10.36517/2025n36id95727Palavras-chave:
Condições da Filosofia, Filosofia Francesa Contemporânea, Marxismo, Prática TeóricaResumo
Louis Althusser continua a exercer grande influência no pensamento político contemporâneo, especialmente no marxismo e na teoria crítica. Sua importância ainda parece estar longe de ser realmente evidenciada. A análise da relação entre filosofia, ciência e política em seu trabalho é central para entender tal relevância. Desse modo, o problema abordado no presente texto se dá da seguinte forma: como o resgate de Althusser, a partir da leitura de Alain Badiou em O Pequeno Panteão Portátil, pode contribuir para o pensamento filosófico contemporâneo? A hipótese sugerida é que a crítica de Badiou pode elevar Althusser como um filósofo que manteve uma preocupação com o lugar específico e a dignidade legítima da filosofia. O objetivo deste trabalho é reconstituir a crítica de Badiou ao aparato teórico de Althusser, explorando suas contribuições à política e filosofia atuais, sendo necessário mostrar: 1) a relação entre filosofia, política e ciência em Althusser; 2) a reformulação da filosofia althusseriana após 1965; e 3) a análise crítica de Badiou sobre a subordinação da filosofia à política. Como conclusão, defende-se que Althusser ainda preserva um caráter filosófico importante, cuja herança continua relevante para os debates filosóficos sobre o pensamento revolucionário e a intervenção política.
Downloads
Referências
"ALTHUSSER, Louis. Elementos de autocritica. Tradução de Miguel Barroso. Barcelona: Editorial Laia, 1975.
ALTHUSSER, Louis. Freud e Lacan. Marx e Freud: introdução crítica-histórica. Tradução de Walter José Evangelista. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
ALTHUSSER, Louis. Lenine e a Filosofia. Tradução de Herberto Helder e Antônio Carlos Manso Pinheiro. Lisboa: Editora Estampa, 1974a.
ALTHUSSER, Louis. Lire le Capital. Paris: PUF, 1965.
ALTHUSSER, Louis. O que não pode mais perdurar no Partido Comunista Francês. In: Eurocomunismo X Leninismo (Coleção Polêmica). Editora Vega, 1978, p. 24-27.
ALTHUSSER, Louis. Philosophie et philosophie spontanée des savants. Paris: François Maspero, 1974b.
ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
ALTHUSSER, Louis; BADIOU, Alain. Materialismo histórico e materialismo dialético. Tradução de Elisabete A. Pereira dos Santos. São Paulo: Global Editora, 1979.
ALTHUSSER, Louis; BALIBAR, Étienne; ESTABLET, Roger. Ler o Capital, vol. 2. Tradução de Nathanael C. Caixeiro Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980.
ALTHUSSER, Louis; RANCIÈRE, Jaques; MACHEREY, Pierre. Ler o Capital, v. 1. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
BADIOU, Alain. A hipótese comunista. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2012a.
BADIOU, Alain. Compêndio de metapolítica. Tradução de Filipe Duarte. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
BADIOU, Alain. Manifesto pela Filosofia. Tradução de MD Magno. Rio de Janeiro: Aoutra Ed, 1991.
BADIOU, Alain. Pequeno panteão portátil. Tradução de Marcelo Mori. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
BADIOU, Alain. Philosophy for militants. Tradução de Bruno Bosteels. London: Verso, 2012b.
BALIBAR, Etienne. A filosofia de Marx. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.
LAZARUS, Sylvain. Antropologia do nome. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
SAMPEDRO, Francisco. Louis Althusser. Marília: Lutas Anticapital, 2023."
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Mauro Garboza Junior, Luiz Guilherme Nunes Cicotte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).