PARADIGMAS HISTORIOGRÁFICOS DO CONHECIMENTO CONTEMPORÂNEO: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.36517/2025n36id95733Palavras-chave:
Historiografia, Positivismo, Historicismo, MaterialismoResumo
Este texto tem por objetivo principal apresentar o debate teórico-metodológico sobre o processo de conhecimento científico histórico-historiográfico e pelo menos 04 (quatro) principais paradigmas historiográficos no âmbito da teoria do conhecimento. Esta pesquisa é de natureza básica, pois adota o método procedimental bibliográfico interpretativo. É um estudo exploratório quanto ao seu objetivo e emprega a abordagem qualitativa quanto ao problema de pesquisa. Com relação às técnicas de coleta de informações, opta-se por leituras específicas de livros e artigos de periódicos peculiares. No tocante às técnicas de análise, adota-se a análise de conteúdo e do discurso de forma contextualizada e dialética. Os resultados conclusivos demonstram a importância de se compreender o processo histórico-historiográfico, bem como os seus respectivos paradigmas do conhecimento científico, contemporaneamente.
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