Título Padrão
DOI:
https://doi.org/10.36517/2025n37id95868Keywords:
Pensar, Ensinar, AprenderAbstract
Pesquisa-se o ensino de Filosofia e suas interfaces com os atos de pensar, ensinar e aprender. Arrimado neste intento, o escrito sob relatório é apoiado na pesquisa bibliográfica e nos trabalhos de Sílvio Gallo, Lidia Rodrigo, Fernando Savater, Gilles Deleuze e Alejandro Cerletti, com objetivos de investigação interpretativa, filosófica e pedagógica. Delineia-se, por essa via, a relação do ensino supracitado com o pensamento, mostrando que, no mundo contemporâneo, se faz essencial um pensamento que não seja necessariamente dominado pela técnica, mas que conduz a refletir, contemplar e demandar pontos sobre a vida. Discute-se, com efeito, o modo como o ensino ora destacado se desloca da transmissão de conteúdos filosóficos para uma transmissão pedagógica que enseja o aprendizado e trabalha com o exercício do pensamento, como também com a reflexão sobre a existência. Pesquisa-se, ademais, a relação entre aprendizagem, ensino de Filosofia e educação, mostrando que o aprendizado filosófico respeita a sala de aula, mas não se esgota nela, pois se aproxima da experiência do pensamento e de uma ação de filosofar como modo de vida.
Downloads
References
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1985.
ARISTÓTELES. Metafísica. Campinas: UNICAMP/IFCE, 2002.
A TARDE. Última mensagem no blog de Saramago lamenta a falta de filosofia na sociedade (2010). Disponível em: https://atarde.com.br/cultura/ultima-mensagem-no-blog-de-saramago-lamenta-a-falta-de-filosofia-na-sociedade-117950 Acesso em: 05 out.2024.
BARROS, Manoel de. Matéria de poesia. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019.
BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano - compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 set. 2024.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de Filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
DELEUZE, Gilles. Conversações Tradução: Peter Pal Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2007.
DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze: uma realização de Pierre-André Boutang, produzido pelas Éditions Montparnesse, Paris. 1988-1989. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B347KgD-3KhNcGdBemhqS3N0b1U/view?resourcekey=0-MgJ6Y1BbtQuU88mqJyQ30A. Acesso em: 06 out. 2024.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
GALLO, Sílvio. Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Unijui, 2004.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de Filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GALLO, Sílvio; GUIDO, Humberto; KOHAN, Walter Omar. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de Filosofia: história, temas, problemas (2013). Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/401647/1/Filosofia%20e%20forma%C3%A7%C3%A3o_Vol_2.pdf
Acesso em: 05 out.2024.
HEIDEGGER, Martin. Que é uma coisa? Lisboa: Edições 70, 1992.
HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget, 1959.
SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SAVATER, Fernando. O meu dicionário filosófico. Lisboa: Dom Quixote, 2000.
RODRIGO, Lidia Maria. Competências e habilidades na nova BNCC. Como fica a Filosofia?(2023). Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/cadernosNefi/article/view/14297/8622
Acesso em: 29 set.2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Pedro Rogério Sousa da Silva, Eduardo Ferreira Chagas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).







