Núm. 19 (0): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação (II)

					Ver Núm. 19 (0): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação (II)
Publicado: 2020-12-20

Editorial

  • EDITORIAL

    Eduardo Ferreira Chagas, Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho
    8-12
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61569

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II)

  • FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO: AS BASES HUSSERLIANAS E SUAS IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS

    Victor Leandro da Silva, Thaise Silva Ferro Gomes
    13-24
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61448
  • LA RAZÓN EVALUADORA EN PAUL RICOEUR. TRAZOS PARA UN DESARME DE LA MÁQUINA QUE AJUSTICIA

    Facundo Giuliano
    25-37
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61570
  • CONDIÇÃO: SOCIEDADE, EFICÁCIA E SENTIDO NO PENSAMENTO DE ERIC WEIL

    Daniel Benevides Soares
    38-50
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61571
  • APARECIMIENTO Y FETICHISMO: LA CIENCIA DE LA LÓGICA EN LA CRITICA DE MARX AL CAPITAL

    Oscar Pérez Portales, Agemir Bavaresco
    51-72
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61572
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A TECNOLOGIA NO PROCESSO DE TRABALHO E DE VALORIZAÇÃO DO VALOR COM BASE EM MARX

    Maria Artemis Ribeiro Martins, Eduardo Ferreira Chagas
    73-92
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61573
  • TECNICISMO, TRABALHO E EDUCAÇÃO EM MARX

    João Bosco Brito do Nascimento
    93-113
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61574
  • E A FILOSOFIA: AUSÊNCIA E NECESSIDADE

    Jefferson da Silva, Marcius Tadeu Maciel Nahur
    114-134
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61575
  • O HOMEM NA ERA DIGITAL

    Maria Celeste de Sousa
    135-148
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61576
  • COMENTÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA HUMANIDADE

    Ive Braga
    149-161
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61577
  • INTEGRAÇÃO DOS OBJETOS TECNOLÓGICOS E SUA DIMENSÃO NORMATIVA AO INFERENCIALISMO PRAGMÁTICO

    Ralph Leal Heck
    162-175
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61578
  • SERIA A BANALIDADE DO MAL UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR?

    Pâmela Esteves
    176-196
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61446
  • EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A REAFIRMAÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL NAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

    Manoel Dionizio Neto
    197-224
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61579
  • O ENSINO DA FILOSOFIA NO BRASIL: DESCONTINUIDADE E AMEAÇAS

    Antonio Basilio Novaes T. de Menezes, Roberto Ribeiro da Silva
    225-238
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61447
  • A EDUCAÇÃO EM REDE EM ÉPOCA DE PANDEMIA NO ESTADO NEOLIBERAL BRASILEIRO: POR UMA VIDA MAIS SOLIDÁRIA E DE ACOLHIMENTO, PARA AS EPIDEMIAS E CRISES SE REPETIREM MENOS!

    Nestor Francisco Rambo
    239-255
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61580
  • O DIA “D” DA EDUCAÇÃO MINEIRA: JOGOS ESTRATÉGICOS DE PODER-SABER

    Marcio Moterani Swerts, Marcelo Vicentin, Eloisa Rosotti Navarro, Rogério de Melo Grillo
    256-277
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61581

Artigos Fluxo Contínuo

  • MIKHAIL BAKHTIN E KARL MARX: CONSCIÊNCIA E LINGUAGEM

    Francisco Brandão Aguiar, Eduardo Ferreira Chagas
    278-288
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61582
  • A REDESCRIÇÃO DO FILÓSOFO: O IRONISTA LIBERAL

    Edna Maria Magalhães do Nascimento, Júlio Gonçalves e Sá
    289-304
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61583
  • SAUL KRIPKE: A CRÍTICA À TEORIA DESCRITIVISTA DOS NOMES PRÓPRIOS

    Daniel Artur Emídio Branco
    305-317
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61584

Resenha

  • "PAUL RICOUER" DE JEAN GRONDIN

    Thiago Luiz de Sousa
    318-321
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61585

Tradução

  • OS DOIS MODOS FUNDAMENTAIS DE RELAÇÃO DO HOMEM COM O DADO TÉCNICO

    Américo Grisotto, Marcos Alexandre Gomes Nalli, Patrícia Maria Weffort
    322-347
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n19id61586