O DIA “D” DA EDUCAÇÃO MINEIRA: JOGOS ESTRATÉGICOS DE PODER-SABER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n19id61581

Palavras-chave:

Dia “D”, Governamentalidade, Avaliação em Larga Escala, Educação

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que teve como objetivo problematizar, suspeitar e analisar criticamente o discurso presente nos documentos específicos do Dia “D” da Educação de Minas Gerais, visando depreender como se dão os jogos de estratégias de poder-saber, principalmente, em torno da expressão Dia “D”. Para tanto, tomamos como referencial metodológico as propostas de análise de discurso foucaultiana sobre o principal documento oficial concernente à organização do Dia “D”: o Guia para organização do Dia “D” (“Guia de orientação para a reorganização e implementação do Plano de Intervenção Pedagógica - 2010/2011”). Destarte, apresentaremos nesse artigo uma analítica em relação ao poder-saber, ao poder político, ao governamento e às estratégias de governamentalidade que norteiam o discurso do Dia “D” da Educação Mineira. De resto, as nossas análises evidenciam que o Dia “D”, além de uma operação de jogada política, possui uma função governamental-pastoral, uma vez que tem como escopo a construção de um sujeito de consciência guiado aos resultados, aos melhores índices em avaliações em larga escala (IDEB, PROALFA, SIMAVE).

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Publicado

2020-12-19

Como Citar

SWERTS, Marcio Moterani; VICENTIN, Marcelo; NAVARRO, Eloisa Rosotti; GRILLO, Rogério de Melo. O DIA “D” DA EDUCAÇÃO MINEIRA: JOGOS ESTRATÉGICOS DE PODER-SABER. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 19, p. 256–277, 2020. DOI: 10.30611/2020n19id61581. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61581. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II)