Título Padrão
DOI:
https://doi.org/10.36517/2025n36id95725Keywords:
Louis Althusser, Ciência, Ideologia, Movimento EstudantilAbstract
Durante os anos 1960, o Movimento Estudantil na França se reorganizou de forma autônoma aos ditames do Partido Comunista ao se posicionar criticamente na Guerra da Argélia. Esta reconfiguração teve efeitos profundos no movimento, que passou a manifestar demandas próprias da categoria no tocante às relações de poder na Universidade. Como docente na Escola Nacional Superior, Louis Althusser não só acompanhou de perto esses desdobramentos da organização dos estudantes como incorporou suas diferenças em relação ao ponto de vista estudantil em artigos de discussão política. Ao afirmar que a relação entre professores e alunos na Universidade seria a expressão técnica da função pedagógica, Althusser dissipava o posicionamento estudantil ao recusar a alegação de que a produção do saber científico seria fundada em relações de poder ou hierarquias injustas. Em complemento à obra teórica, os artigos em que o filósofo procurou debater com os estudantes são parte importante da sua produção neste momento, em meio ao qual será publicado o ensaio Aparelhos ideológicos de Estado.
Downloads
References
"ALTHUSSER, Louis. Problèmes étudiants. La nouvelle critique, janvier, nº 152, pp.80-111, 1964.
ALTHUSSER, Louis. A propósito do artigo de Michel Verret sobre o “Maio estudantil”. Crítica Marxista, São Paulo, n. 44, 2017, p. 23-135.
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado (AIE). Tradução de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
ALTHUSSER, Louis. Pour Marx. Paris, La Découverte, 1996.
ALTHUSSER, Louis, et al. Lire le capital. Paris, Quadriage/PUF, 1996.
COSTA, Luís. Althusser, leitor de Marx. Cult, São Paulo, n. 228, 5 de outubro de 2017. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/althusser-leitor-de-marx/. Acesso em: 31/03/2025.
MARTUSCELLI, Danilo Enrico. Althusser, a crise do marxismo e a crítica à ilusão jurídica da política. Lutas Sociais (PUCSP), v. 18, p. 160-171, 2014.
MORIN, Edgar. A comuna estudantil. In: LEFORT, Claude, CASTORIADIS, Cornelius, MORIN, Edgar. Maio de 68: a brecha. Organização e tradução de Anderson Lima da Silva e Martha Coletto Costa. São Paulo: Autonomia Literária, 2018.
OTA, Nilton. A quarta parede do marxismo francês: maio de 68 e a invenção dos dispositivos intelectuais de engajamento. Doispontos, Curitiba, São Carlos, volume 13, número 1, p. 53-72, abril de 2016.
RAMOS DO Ó, Jorge. Vincennes, o desejo de aprender na universidade e as nossas vidas. Público, Lisboa, 10 de junho de 2018.
RANCIÈRE, Jacques. La leçon d’Althusser. Paris: La Fabrique éditions, 2011.
RANCIÈRE, Jacques. La méthode de l’égalite: entretien avec Laurent Jeanpierre et Dork Zabunyan. Paris: Bayard, 2012.
ROSS, Kristin. Maio de 68 e suas repercussões. Tradução de José Ignácio Mendes. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018."
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Taís Araújo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).







