v. 29 n. 29 (2023): Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará

					Visualizar v. 29 n. 29 (2023): Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará
Publicado: 2023-06-22

Edição completa

Editorial

  • EDITORIAL

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91316
    Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    9-13

Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará

  • A BNCC E A DILUIÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DO FORTALECIMENTO DO NEOLIBERALISMO BRASILEIRO

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91326
    Cristiane Maria Marinho
    14-28
  • SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91330
    Vicente Thiago Freire Brazil
    29-40
  • A VOCAÇÃO CONCEITUAL DA FILOSOFIA E O ENSINO DE FILOSOFIA ATRAVÉS DE PROBLEMAS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE SILVIO GALLO

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91331
    Robert Brenner Barreto da Silva
    41-59
  • O ATO DE FILOSOFAR EM UM MUNDO PÓS-PANDEMIA: ISSO É POSSÍVEL?

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91332
    José Aldo Camurça de Araújo Neto
    60-73
  • A PRÁTICA DO ENSINO EM FILOSOFIA PELO OLHAR DE LIDIA MARIA RODRIGO: DESAFIOS E ALTERNATIVAS

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91489
    Jakeline Mendes Braga, Marcos Fabio Alexandre Nicolau
    74-91
  • FILOSOFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL AULA DE CAMPO E AS POSSIBILIDADES E REFLEXÕES

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91333
    Francisco José Assunção da Silva, Matheus Lima Lopes
    92-103
  • O PENSAMENTO DE ADA KROEF COMO POTÊNCIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91490
    Cristiane Maria Marinho, Antônio Alex Pereira de Sousa
    104-122
  • O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO E A INDÚSTRIA DA BELEZA: DIAGNÓSTICO DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91334
    Antônia Carla Victor de Paiva
    123-132
  • O DESVELAMENTO DE MULHERES NA CIÊNCIA E NA FILOSOFIA COMO APORTE À CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, EMANCIPAÇÃO E EMPONDERAMENTO FEMININO

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91491
    Santiago Pontes Freire Figueiredo, André Luiz Rocha
    133-142
  • A FILOSOFIA E SEU ENSINO PELA ENCRUZILHADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS E DESCOBERTAS

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91335
    Paulo Willame Araújo de Lima, Gregório Barbosa de Souza
    143-160
  • COLETIVO TRANSPASSANDO: OS DESAFIOS DE UMA EXPERIÊNCIA VOLUNTÁRIA DOCENTE A PARTIR DO ENSINO PRESENCIAL E REMOTO

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91336
    Viviane Silveira Machado
    161-172
  • A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA EMANCIPADORA EM ISTVÁN MÉSZÁROS

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91337
    David Machado de Oliveira, Kananda Vasconcelos Nascimento, Roberta Liana Damasceno Costa
    173-185
  • O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91338
    Karla Raphaella Costa Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa
    186-204
  • CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS DE SPINOZA PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS POTENTE

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91339
    Carlos Wagner Benevides Gomes
    205-217
  • EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITO BURGUÊS: UM RETRATO DO PAPEL DA ESCOLA NA MANUTENÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91340
    Diego Silva Rodrigues da Costa, José Mateus Bido
    218-233
  • ÉTICA NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE “ENSINAMENTO” COMO ACOLHIMENTO DO OUTRO EM LÉVINAS

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91341
    George Gomes Ferreira
    234-251
  • DEMOCRACIA E O IDEÁRIO TOTALITÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91342
    Paulo César Oliveira Vasconcelos
    252-269
  • A FILOSOFIA PLATÔNICA ENTRE O ECLETISMO DE PLUTARCO E O CORPUS HERMETICUM

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91343
    Italo Dant Alves Monteiro
    270-283

Entrevista

  • ENTREVISTA COM PROFESSORAS (ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ (Bloco I)

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91514
    Ada Beatriz Gallicchio Kroef, Vicente Thiago Freire Brazil, Roberta Liana Damasceno Costa, Elizabeth Bezerra Furtado, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    284-306
  • ENTREVISTA COM PROFESSORAS (ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ (Bloco II)

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91515
    Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    307-318
  • ENTREVISTA COM PROFESSORAS(ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO DO CEARÁ (Bloco I)

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91516
    Debora Klippel Fofano, Francisca Evanice Mourão Lima, John Karley de Sousa Aquino, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    319-333
  • ENTREVISTA COM PROFESSORAS(ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO DO CEARÁ (Bloco II)

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91517
    Dayane Evellin de Sousa Costa, Emilson Silva Lopes, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    334-347
  • ENTREVISTA COM PROFESSORAS(ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CEARÁ

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91518
    Jocilaine Moreira Batista do Vale, Mario Jonny de Castro Cunha, Syssa Adley Rodrigues Monteiro, Fabiana Martins Tôrres, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    348-359
  • ENTREVISTA COM PROFISSIONAIS DA FILOSOFIA QUE ATUAM EM PROJETOS (Bloco I)

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91519
    Lucas Dilacerda, Paulo Jorge Leandro, Paulo W. Lima, Raquel R. Rocha, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    360-377
  • ENTREVISTA COM PROFISSIONAIS DA FILOSOFIA QUE ATUAM EM PROJETOS (Bloco II)

    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91520
    Andrea Dantas, Emerson Praciano, Freddy Costa, Maria Celeste de Sousa, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    378-390