CIDADANIA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
POLÍTICAS E EPISTEMOLOGIAS EM DISCUSSÃO
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95629Keywords:
EJA. Cidadania. Práticas Sociais. Práticas culturais. Currículos.Abstract
Este artigo apresenta de maneira crítico-reflexiva processos de uma educação cidadã para os estudantes da EJA, a partir de discussões realizadas na disciplina Educação e Cidadania no Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (Uern). Como objetivo, buscou-se compreender como a cidadania vem sendo produzida no contexto social e cultural de estudantes desta modalidade de ensino, refletindo processos de inclusão e emancipação social. Como procedimento metodológico, utilizou-se a revisão bibliográfica, a partir das concepções epistemológicas de educação, cidadania e globalização (Ianni,1990); (Santos, 2001); (Morin, 2020), entre outros que ajudaram na análise interpretativa das referidas concepções, resultando em anúncios teóricos e epistemológicos possíveis de implementar reflexões formativas para o público de educadores da EJA.
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