v. 47 n. 95 (2025): Dossiê: DIÁLOGOS EPISTÊMICOS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, HISTORICIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

					Visualizar v. 47 n. 95 (2025): Dossiê: DIÁLOGOS EPISTÊMICOS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, HISTORICIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Publicado: 2025-11-25

Artigos

  • AS CONTRIBUIÇÕES DO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA CORTEZ PARA A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE COLÔNIA DO GURGUÉIA (PI) 1954 A 2001

    Karine Pereira Gomes, Valdeney Lima da Costa, Célia Camelo de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96319
  • CONCEITOS NO COTIDIANO ENTRELAÇANDO SIGNIFICADOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

    Diego Fernandes Dias Severo
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96164
  • NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES/FORMADORES A RESPEITO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ACARAPE (CE)

    Antônio Mateus Lopes de Andrade, Sinara Mota Neves de Almeida, Elcimar Simão Martins, Rejane Campos do Amaral
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96307
  • USOS POLÍTICOS DO PASSADO NO ENSINO DE HISTÓRIA AS REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS SOB O CRIVO DA ANALÍTICA DA HISTORICIDADE

    Gabriel Alves dos Santos, Paulo Augusto Tamanini
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95708
  • HUMANO-REGÊNCIA E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA DISCIPLINA DE REGÊNCIA NO CURSO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

    João Paulo Ribeiro de Holanda, Yure Pereira de Abreu, Elvis de Azevedo Matos
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96304
  • O TRABALHO DOCENTE NO BRASIL - FLEXIBILIZAÇÃO, PRECARIZAÇÃO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO

    Allan Gusson de Castro, Grace Gotelip Cabral
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95872
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCACIONAIS NAS REDES DIGITAIS O POSTE POESIA E AS CULTURAS JUVENIS LEVANDO A EXPERIÊNCIA CARIRIENSE PARA OUTRAS REGIÕES DO BRASIL

    Marta Regina da Silva Amorim, Ângela Maria Bessa Linhares, Klycia Fontenele Oliveira, Sésio Santiago Freire Filho
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95746
  • TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NA PÓS-PANDEMIA

    Roberta Karoline Azevedo Moreira, Márcia Cristiane Ferreira Mendes
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96256
  • A ATUAÇÃO DOCENTE COM ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

    Vitória de Araujo Zanchetti, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Sharmilla Tassiana de Souza, Gabriella Helena Andrade Roberto
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95459
  • A COR DA PERMANÊNCIA POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA PARA ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

    Aphonsus Aureliano Sales da Cunha, Luciana dos Santos Dias da Silva Gonçalves de Azevedo, Maria Eduarda Coelho Santos, Ana Cláudia Rocha Cavalcanti
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96315
  • A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO E O SISTEMA DE VOUCHERS NO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO

    Beatriz Castelo Branco, Antônia Emanuela Oliveira de Lima, Andressa Lino de Souza Mota
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96320
  • CIDADANIA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POLÍTICAS E EPISTEMOLOGIAS EM DISCUSSÃO

    Francisco Canindé da Silva, Rayda Cristina Lopes
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95629
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRESENTE NA ARQUITETURA ESCOLAR OLHAR SOBRE A PRESERVAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM FORTALEZA (1905 - 1960)

    Júlia de Fátima Santos da Silva, Karytia Nayara Gonçalves da Silveira Nobre, Francisco Ari de Andrade
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96317
  • INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE (IERN) ENTRE FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

    João Kaio Cavalcante de Morais, Sayonara Rêgo Fontes, Maria do Socorro da Silva
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95695
  • O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURSO DE AGROPECUÁRIA NA MODALIDADE INTEGRADA, NO IFRN CAMPUS APODI.

    Izabel Cristina Leite de Lima, Rusiane da Silva Torres, Sandra Maria Campos Alves
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95639
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E JUSTIÇA EDUCACIONAL FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-PEDAGÓGICOS DA ACESSIBILIDADE NO ENSINO TÉCNICO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO

    Alexandra Santos Leal Oliveira, Jaison Jardel Silva Lima, Sinara Socorro Duarte Rocha
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96306