TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NA PÓS-PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96256

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional, tecnologias educacionais, pandemia

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão presentes em nosso cotidiano interferindo em diversas esferas sociais, inclusive no cotidiano das instituições de ensino e da comunidade escolar. Nesse contexto, surge a seguinte questão: como as tecnologias educacionais influenciaram o desenvolvimento profissional de educadores após a pandemia de covid-19? Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo identificar como o desenvolvimento profissional dos educadores foi impactado pela pandemia, com um foco especial nas tecnologias educacionais. As tecnologias, que antes eram vistas como complementares ao ensino, tornaram-se ferramentas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, remodelando as práticas pedagógicas e metodológicas. Este artigo explora as transformações no desenvolvimento profissional de educadores após a pandemia de covid-19, com ênfase nas tecnologias educacionais. A pesquisa investiga como as necessidades de formação se modificaram, as novas abordagens adotadas, e os desafios e oportunidades no uso de tecnologias educacionais. Através da revisão sistemática da literatura e análise de documentos, este estudo oferece uma visão abrangente das mudanças nas práticas de desenvolvimento profissional e de seu impacto na prática pedagógica. Embora os dados obtidos revelem avanços significativos na integração das TICs às práticas pedagógicas, a pesquisa também aponta para a escassez de produção científica específica sobre o impacto das tecnologias na prática docente no período pós-pandemia.

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Biografia do Autor

Roberta Karoline Azevedo Moreira, Universidade Federal do Piauí

Especialista em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Márcia Cristiane Ferreira Mendes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Pedagogia pela UFPB. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

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Publicado

2025-11-13

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