INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE (IERN)

ENTRE FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95695

Palavras-chave:

- Educação Profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os fundamentos e princípios pedagógicos que norteiam a proposta institucional e pedagógica do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN). Para isso, recorreu-se ao Decreto n° 32.286, de 08 de dezembro de 2022, e aos 3 (três) cadernos norteadores da proposta institucional, de gestão e pedagógica do IERN. A análise dos documentos ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2024, sendo utilizada a técnica da Analise Textual Discusiva (ATD). Foram encontradas 3 (três) categorias analíticas, a saber: formação humana integral; ensino, pesquisa, extensão e inovação; e integração curricular. Os resultados mostraram que o IERN é uma instituição exclusiva de EPT, com o seu projeto pedagógico ancorado na formação humana integral, currículo integrado, trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico.

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Biografia do Autor

João Kaio Cavalcante de Morais, SEEC-RN

Doutor em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte. 

Sayonara Rêgo Fontes, SEEC-RN

Mestre em Educação pela Faculdade do Norte do Paraná. Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do
Lazer do Rio Grande do Norte. 

Maria do Socorro da Silva, SEEC-RN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Secretaria de Estado da
Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte.

Referências

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Publicado

2025-11-25