A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES CAMPONESAS NA EJA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96262

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, revisão sistemática, participação feminina

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a participação feminina na Educação de Jovens e Adultos (EJA), identificando pesquisas disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES e no repositório Saber Aberto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que abordam estudantes mulheres, analisando seus temas, objetivos, metodologias e resultados. Como critérios de inclusão, consideram-se dissertações de mestrado defendidas entre 2018 e 2025 que tratam diretamente da temática. Os resultados evidenciam a relevância das trajetórias das mulheres na EJA, ressaltando protagonismo, experiências e desafios vividos ao longo do percurso escolar. Destacam-se ainda questões ligadas ao trabalho, permanência e evasão, associadas às condições sociais, econômicas e culturais das estudantes. Conclui-se que a EJA possibilita transformação social, mas enfrenta barreiras que limitam a permanência e o êxito escolar.

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Biografia do Autor

Jamille Pereira Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Rede de Educação do Estado da Bahia.

Maria Jucilene Lima Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNED).

Referências

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Publicado

2025-11-17

Edição

Seção

Artigos