Vol. 46 Núm. 92 (2024): Educação em Debate - Fluxo Contínuo

					Ver Vol. 46 Núm. 92 (2024): Educação em Debate - Fluxo Contínuo
Publicado: 2024-12-24

Artigos

  • A DIMENSÃO EMANCIPATÓRIA DA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: TERRITÓRIOS COMO RUPTURAS E TRILHAS DE APRENDIZAGEM

    Rodrigo de Souza Oliveira, Ângela Maria Bessa Linhares, Giselda Maria de Castro Lima
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93489
  • A EDUCAÇÃO DE SURDOS E A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL NA PARAÍBA (2016 A 2023) UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    Antonia Luana Demetrio de Souza, Niédja Maria Ferreira de Lima
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93428
  • A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E CAMINHOS EM DIREÇÃO À QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

    Francine Amorim Fernandes, Karine Vichiett Morgan
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93423
  • A IMPORTÂNCIA DO PROEJA COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL PARA A EJA

    Natalia Cristina Goiabeira dos Santos, Lélia Cristina Silveira de Morais
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.94534
  • A INCLUSÃO EXCLUDENTE NA LÓGICA DA PRIVATIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO AO ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL “SANTOS COMEÇA A TERCEIRIZAR A EDUCAÇÃO”

    Danielle Rezera, Steffany Cristina Moreira de Almeida Santos
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93529
  • A “PILATIZAÇÃO” NA POLÍTICA EDUCACIONAL: A NEGLIGÊNCIA À EDUCAÇÃO E À FUNÇÃO PÚBLICAS

    Selma Venco
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.94678
  • CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO POR PROFESSORES E ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA DE HUMAITÁ/AM

    Anne Mariette Alves Costa Souza, Rafael Fonseca de Castro
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93490
  • CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM UMA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO OMNILATERAL?

    Raquel Guiraldelli Bonfá Fuini, Nathália Luiz de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.91901
  • DESAFIOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA E CONSOLIDAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A APLICAÇÃO DE CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS

    Geovânia dos Santos de Campos, Samily Monteiro Nunes, Eliane Batista de Lima Freitas
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93502
  • DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA

    Daiane Evangelista Vieira de Matos, Airton Zancanaro
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93272
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

    Ádria Maria Catunda Dias, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Denilson Diniz Pereira
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.94372
  • EL PROBLEMA ESTÉTICO DE LA EDUCACIÓN INCLUSIVA

    Aldo Ocampo González
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93645
  • ELEMENTOS DE UMA ÉTICA FUNDAMENTAL: A OBTENÇÃO DO BEM HUMANO¹

    Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.92687
  • ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA O CONCEITO DE INFORMAÇÃO E SUAS ADVERSIDADES NA ERA DIGITAL

    Alejandro Knaesel Arrabal
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93498
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NOS ESPAÇOS E TEMPOS DO COTIDIANO ESCOLAR

    Valcineide Santos de Almeida, Tânia Regina Dantas, Carla Liane Nascimento dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.94673
  • FORMAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS: PERCEPÇÕES DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS

    Rosiléia Teixeira de Oliveira Dierckx, Lilian Dias Bernardo, Milton Carlos Mariotti
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93116
  • HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO TRABALHO COM AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS

    Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes, Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93407
  • LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE PESQUISAS

    Vitória Caroline dos Santos, Marcia Cristina Argenti
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93711
  • MEMÓRIA, IDENTIDADE E SABERES COMO ALIADOS DA APRENDIZAGEM

    Maria de Castro Souza, Nivaldo Osvaldo Dutra
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93184
  • NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA: APRECIAÇÃO E RÉPLICA COMO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE SOCIOCOGNITIVA

    Damião Benilson Gomes de Melo, Niltom Vieira Júnior
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93241
  • POR QUE MESMO, PROFESSOR? PRESSUPOSTOS SOCIOFILOSÓFICOS DA DIDÁTICA COMO ESTEIO PARA REFERENDAR A PRÁTICA DOCENTE

    Ludmila de Almeida Freire, Dina Mara Pinheiro Dantas
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93798
  • REFLEXÕES SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ-PR

    Simone de Fátima Flach, Gessica Lucif
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.94238
  • RELAÇÕES DE GÊNERO E DOCÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM BELÉM (PA)

    Jeanne Lima de Oliveira, Lucélia de moraes Braga Bassalo
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93454
  • TRABALHO E EDUCAÇÃO: A PERSPECTIVA ONTOLÓGICA MARXIANO-LUKACSIANA

    Ana Joza de Lima, Valdemarin Coelho Gomes, Charliton José dos Santos Machado, Betânea Moreira de Moraes
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93450
  • UMA ABORDAGEM REFLEXIVA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A ANÁLISE CRÍTICA DE OBRAS LITERÁRIAS

    Artur Lucinda Gonçalves, Patricia Pedrosa Botelho
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93476