Avisos
Informamos que a Revista Educação em Debate (EemD), a partir do v. 45, n. 90, jan./abr. 2023, passa a publicar em fluxo contínuo, ou seja, os textos são publicados assim que aprovados e editados. Esse processo agiliza a publicação do artigo aprovado acelerando a divulgação das pesquisas científicas. A EemD, anualmente, publicará dois números com textos relacionados à área de educação: o primeiro com artigos diversos e o segundo com um dossiê temático.
-
2025-10-13
-
Chamada para submissão de artigos – 2025 (DOSSIÊ) - DIÁLOGOS EPISTÊMICOS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, HISTORICIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
2025-03-19CHAMADA PARA SUBMISSÃO
DOSSIÊ NA REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE – FACED-UFC, v. 47, n. 95, 2025.
DOSSIÊ TEMÁTICO
DIÁLOGOS EPISTÊMICOS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, HISTORICIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
APRESENTAÇÃO
A Revista Educação em Debate tem a satisfação de apresentar o dossiê temático Diálogos epistêmicos em Filosofia e Educação: desafios contemporâneos, historicidade e práticas pedagógicas. Este dossiê objetiva promover uma reflexão sobre as múltiplas interações entre Filosofia e Educação, considerando os fundamentos filosóficos da educação, bem como a historicidade das concepções pedagógicas, os desafios enfrentados no cenário educacional atual e as práticas que emergem dessas interações.
A relação entre Filosofia e Educação tem sido fundamental para a construção do pensamento crítico e para a formulação de paradigmas que orientam a formação humana e o desenvolvimento social. Nesse sentido, o dossiê se propõe a reunir pesquisas que problematizem os fundamentos filosóficos e epistemológicos da Educação, bem como suas articulações com os desafios políticos, sociais e culturais da contemporaneidade.
Os artigos aqui apresentados devem abordar questões como as seguintes: a influência de diferentes correntes filosóficas na Educação, os desdobramentos das teorias pedagógicas no ensino formal e informal, o impacto das políticas educacionais na constituição do conhecimento, além de experiências inovadoras e reflexões críticas sobre práticas docentes.
EIXOS TEMÁTICOS
- Filosofia e Educação: a influência dos paradigmas filosóficos na construção do conhecimento pedagógico.
- Historicidade do Pensamento Educacional: transformações e permanências das concepções filosóficas na educação ao longo da história.
- Práticas Pedagógicas e Filosofia Contemporânea: novas abordagens e desafios para o ensino na era digital.
- Contribuições da Filosofia para a Educação em diferentes períodos históricos.
- História das Instituições Escolares: o desenvolvimento das escolas como espaços de formação e socialização ao longo dos séculos numa perspectiva filosófica.
- Políticas Educacionais Contemporâneas: análises e impactos das diretrizes educacionais no cenário atual do ponto de vista filosófico.
ORGANIZADORES DO DOSSIÊ
▪️ Prof.ª Dr.ª Maria João Mogarro – Universidade de Lisboa – ULisboa – Lisboa – Portugal
▪️ Prof.ª Dr.ª Erbenia Maria Girão Ricarte – Universidade Federal do Ceará – UFC – Fortaleza - Brasil
▪️ Prof. Dr. Flávio Chaves Muniz – Universidade Estadual do Ceará – UAB/UECE – Fortaleza – Brasil
EDITORA-CHEFE
Prof.ª Dr.ª Fátima Maria Nobre Lopes – Universidade Federal do Ceará – UFC – Fortaleza – Brasil
PRAZO PARA ENVIO DOS TEXTOS
30 de julho de 2025
NORMAS EDITORIAIS A SEREM SEGUIDAS
Os artigos devem ser inéditos e estar em conformidade com as normas da revista:
http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions
Os artigos devem ser formatados conforme template disponível no seguinte link:
http://www.periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions
ENVIO DOS TEXTOS PARA O E-MAIL
reducacaoemdebateufcdossie@gmail.com
OBSERVAÇÕES
- Ao enviar o artigo para o e-mail acima, colocar no campo “Assunto” o nome “Dossiê 2025”.
- Se o artigo enviado estiver fora da temática do dossiê, ele será direcionado para o fluxo contínuo da revista, porém o autor será informado disso para fins de sua anuência.
- Continuamos, porém, recebendo artigos no fluxo contínuo referentes ao v. 47, n. 94, de 2025 da revista Educação em Debate - FACED-UFC.
-
Chamada para submissão de artigos – 2025 (FLUXO CONTÍNUO)
2025-01-19A Revista Educação em Debate (QUALIS/CAPES: 2017-2020 - Qualis B1), da Faculdade de Educação (FACED-UFC), está recebendo submissões de artigos para o v. 47, n. 94, 2025, em fluxo contínuo.
Depois de realizado cadastramento em nosso site, o autor deve encaminhar seu artigo para o e-mail <reducacaoemdebateufc@gmail.com>, assim como declarações assinadas por revisor (português) e por tradutor (inglês, espanhol), que comprovem que o texto segue a norma padrão do português e que os resumos foram adequadamente traduzidos para o inglês e para o espanhol, além de uma declaração de originalidade do artigo por parte do autor.
Serão aceitos trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e italiana, sob forma de artigo técnico-científico, ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de experiências e reflexões sobre pesquisa, ensino ou extensão cuja abordagem esteja relacionada com temas da área de Educação em geral, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação.
Salientamos que, por meio do fluxo contínuo, os textos são publicados assim que aprovados e editados. Esse processo agiliza a publicação do artigo aprovado acelerando a divulgação das pesquisas científicas.
Para mais informações, acessar o seguinte link: http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions
Leer más acerca de Chamada para submissão de artigos – 2025 (FLUXO CONTÍNUO) -
PUBLICAÇÃO DO DOSSIÊ DE 2024
2024-11-19I.
Informamos aos leitores que nosso Dossiê Temático EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO foi publicado no dia 23 de novembro deste ano.
Disponível em: http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/issue/view/1575
II.
Destacamos também que continuamos recebendo artigos para o fluxo contínuo e, dependendo dos avaliadores, com possibilidade de publicação ainda em 2024.
Orientações para os autores: http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions
Leer más acerca de PUBLICAÇÃO DO DOSSIÊ DE 2024 -
PRORROGAÇÃO DE CHAMADA DE TRABALHOS
2024-05-30Prezados pesquisadores e acadêmicos,
A Revista Educação em Debate, órgão vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), anuncia a prorrogação do prazo para submissão de trabalhos destinados ao Dossiê Temático "EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO".
Considerando o interesse e a relevância dos temas abordados no referido dossiê, a Comissão Editorial decidiu ampliar o prazo para recebimento de mais contribuições até o dia 20 de junho de 2024.
Esta iniciativa visa permitir que pesquisadores e especialistas tenham mais tempo para desenvolver e aprimorar suas propostas, garantindo, assim, a qualidade e a diversidade dos artigos a serem publicados.
Os interessados em participar deste importante debate acadêmico são convidados a submeter seus trabalhos originais e inéditos, observando as normas da Revista disponíveis em nosso site (http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions).
A Revista Educação em Debate reitera seu compromisso com a promoção e difusão do conhecimento científico, e aguarda com expectativa as contribuições da comunidade acadêmica.
Para mais informações e orientações, favor acessar o site da Revista Educação em Debate (http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/index).
Os trabalhos devem ser submetidos pelo e-mail reducacaoemdebateufcdossie@gmail.com.
Os artigos devem ser formatados conforme template disponível no seguinte link:
http://www.periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions
A publicação do DOSSIÊ está prevista para novembro de 2024.
Destacamos, por fim, que continuamos recebendo artigos para o FLUXO CONTÍNUO com publicação ainda em 2024.
Atenciosamente,
Profa. Dra. Fátima Maria Nobre Lopes
Editora-Chefe da Revista Educação em Debate
Leer más acerca de PRORROGAÇÃO DE CHAMADA DE TRABALHOS -
CHAMADA PARA SUBMISSÃO - DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO
2024-04-16CHAMADA PARA SUBMISSÃO - DOSSIÊ NA REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE – FACED-UFC, n. 93, ano 46, 2024.
DOSSIÊ TEMÁTICO:
EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO: REFLEXÕES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
APRESENTAÇÃO:
A Revista EDUCAÇÃO EM DEBATE convida pesquisadores, educadores e profissionais da área a contribuir com suas pesquisas, reflexões e estudos que possam ampliar o debate sobre a relação entre educação, exclusão e práticas discursivas de desinformação. A busca por soluções inovadoras e estratégias eficazes para lidar com esse desafio é essencial para a promoção de uma sociedade mais justa, informada e inclusiva.
O dossiê pretende fomentar uma interlocução interdisciplinar com pesquisadores, docentes, estudantes e comunidade, interessados no diálogo com os programas educacionais, propostas e projetos de ensino, ações de Estado e governo, ligados à educação básica e superior, bem como as relações disso com as modalidades de educação e ensino. Assim, os eixos educação e cultura, no âmbito do currículo e da formação de professores, interseccionados, possibilitarão, no âmbito do Dossiê, o compartilhamento das pesquisas em área afins.
Desse modo, a chamada para esse dossiê espera receber artigos inéditos que discutam problemas educacionais relacionados a questões sociais como o racismo, o ódio, a desinformação, a misoginia e outros processos geradores de exclusão enraizados na natureza humana. Esperamos que as contribuições oportunizem a divulgação da pesquisa acadêmica comprometida com o fortalecimento da luta e resistência em prol de uma educação inclusiva, plural e democrática.
OBJETIVOS:
▪️ Analisar as interações complexas entre as práticas discursivas de desinformação, a exclusão social e o campo educacional.
▪️ Discutir os impactos da desinformação na formação de cidadãos críticos e participativos.
▪️ Identificar estratégias e soluções para mitigar os efeitos negativos da desinformação no ambiente educacional.
▪️ Divulgar resultados de pesquisas que discutam sobre os avanços e os retrocessos das políticas públicas de educação e seus impactos nos processos de exclusão social que podem ser gerados, inclusive, por desinformação e discursos de ódio no cotidiano dentro e fora das escolas e universidades.
EIXOS TEMÁTICOS:
▪️ Desafios da desinformação na educação: reflexões teóricas e práticas.
▪️ Exclusão social e desigualdade educacional: conexões e implicações.
▪️ Tecnologias digitais e desinformação: perspectivas para a promoção da educação crítica.
▪️ Educação midiática e combate à desinformação: experiências e perspectivas inovadoras.
▪️ Políticas públicas e desinformação: o papel do Estado na promoção de uma educação informada.
▪️ Educação e cultura.
▪️ Educação de jovens e adultos.
▪️ Currículo.
ORGANIZADORES DO DOSSIÊ:
▪️ Profa. Dra. Elsa Ozobra – Universidade Licungo – Unilicungo – Moçambique
▪️ Prof. Dr. Luís Carlos Ferreira - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
▪️ Prof. Me. Marcos Adriano Novaes – Universidade Estadual do Ceará – UECE
▪️ Prof. Dr. Júlio Araújo – Universidade Federal do Ceará – UFC
▪️ Prof. Dr. Messias Dieb - Universidade Federal do Ceará – UFC.
EDITORA-CHEFE
Profa. Dra. Fátima Maria Nobre Lopes – Universidade Federal do Ceará – UFC
PRAZO PARA ENVIO DOS TEXTOS:
30 de maio de 2024
NORMAS EDITORIAIS A SEREM SEGUIDAS:
Os artigos devem ser inéditos e estar em conformidade com as normas da revista:
http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions
Os artigos devem ser formatados conforme template disponível no seguinte link:
http://www.periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions
ENVIO DOS TEXTOS PARA O E-MAIL
reducacaoemdebateufcdossie@gmail.com
OBS: continuamos, porém, recebendo artigos no fluxo contínuo referentes ao número 92, ano 46, 2024 da revista Educação em Debate - FACED-UFC. Nesse caso, os artigos devem ser enviados para reducacaoemdebateufc@gmail.com
Leer más acerca de CHAMADA PARA SUBMISSÃO - DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO -
Chamada para submissão de artigos - 2024
2024-02-07A Revista Educação em Debate (QUALIS/CAPES: 2017-2020 - Qualis B1), da Faculdade de Educação (FACED-UFC), está recebendo submissões de artigos para o v. 46, n. 92, 2024, em fluxo contínuo.
Depois de realizado cadastramento em nosso site, o autor deve encaminhar seu artigo para o e-mail <reducacaoemdebateufc@gmail.com>, assim como declarações assinadas por revisor (português) e por tradutor (inglês, espanhol), que comprovem que o texto segue a norma padrão do português e que os resumos foram adequadamente traduzidos para o inglês e para o espanhol, além de uma declaração de originalidade do artigo por parte do autor.
Serão aceitos trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e italiana, sob forma de artigo técnico-científico, ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de experiências e reflexões sobre pesquisa, ensino ou extensão cuja abordagem esteja relacionada com temas da área de Educação em geral, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação.
Salientamos que, por meio do fluxo contínuo, os textos são publicados assim que aprovados e editados. Esse processo agiliza a publicação do artigo aprovado acelerando a divulgação das pesquisas científicas.
Para mais informações, acessar o seguinte link: http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions
Leer más acerca de Chamada para submissão de artigos - 2024 -
CHAMADA PARA SUBMISSÃO - DOSSIÊ (set./dez. 2023)
2023-07-03DOSSIÊ TEMÁTICO: Processos formativos em contextos locais
Leer más acerca de CHAMADA PARA SUBMISSÃO - DOSSIÊ (set./dez. 2023) -
FLUXO CONTÍNUO
2023-05-26Informamos que a Revista Educação em Debate (EemD), a partir de 2023, passa a publicar dois números: o primeiro em fluxo contínuo (jan./ago.) e o segundo em forma de dossiê (set./dez.). No fluxo contínuo, os textos são publicados assim que aprovados e editados. Esse processo agiliza a publicação do artigo aprovado acelerando a divulgação das pesquisas científicas. Desse modo, a EemD, anualmente, publicará dois números com textos relacionados à área de educação: o primeiro com artigos diversos e o segundo com um dossiê temático.
Leer más acerca de FLUXO CONTÍNUO -
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS À REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE – DOSSIÊ TEMÁTICO: “Políticas Públicas Voltadas à EducaçãoSuperior e Gestão Universitária”.
2022-11-21A Revista Educação em Debate informa que se encontra aberta a submissão de trabalhos para
Leer más acerca de CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS À REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE – DOSSIÊ TEMÁTICO: “Políticas Públicas Voltadas à EducaçãoSuperior e Gestão Universitária”.
publicação em edição do dossiê temático: “Políticas Públicas Voltadas à Educação
Superior e Gestão Universitária”, para o terceiro quadrimestre de 2022, v. 44, n. 89,
set./dez. 2022, até o dia 30 de novembro de 2022. -
Submissão de artigos - 2022
2021-12-24Prazos para submissão de artigos por volume.
Leer más acerca de Submissão de artigos - 2022 -
Migração para o Portal de Periódicos
2021-11-18A Revista Educação em Debate (EemD) está em processo de migração para o Portal de Periódicos da UFC. Estamos trabalhando junto à equipe do Portal para que esse processo ocorra da forma mais rápida possível. Em virtude disso, aos poucos, estamos disponibilizando todos os números do nosso periódico. Agradecemos a compreensão.
Atenciosamente, Prof.ª Dr.ª Fátima Nobre (editora).
Leer más acerca de Migração para o Portal de Periódicos
3.jpg)










