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Autor/innen

  • Universidade do Extremo Sul Catarinense

Abstract

Este trabalho trata do feminino como constelação em devir. Em especial, elaboramos alguns aspectos de uma tópica da expressão subjetiva feminina, por meio da leitura e análise do conto A menina de futuro torcido de Mia Couto. Nossa questão central é: de que maneira o conto A menina de futuro torcido evidencia os limiares do devir do feminino e suas constelações conceituais? Para explorarmos essa questão estabelecemos uma metodologia essencialmente bibliográfica, mas, também lançamos mão de elementos e instrumentos como revisão narrativa e abordagem ensaística. Partimos de três noções preliminares, que nos auxiliam na leitura, mas não nos limitamos categorialmente a elas. Com o suporte de autores como Oyewumi (2004), Adorno (2000), Silva (2016, 2017, 2020, 2021), entre outros, delineamos e evidenciamos algumas reflexões sobre o feminino, entendendo-o como um devir constelativo. Pudemos perceber muitas semelhanças com o Brasil e esboçar algum entendimento sobre essa semelhança, ainda que, em espaços geográficos distintos. A hipótese baseada em Oyewumi (2004), Brito e Paula (2013), entre outros autores, é que a colonização estendeu, violentamente, as relações de gênero da metrópole para as colônias, para os espaços roubados/invadidos. Pudemos perceber constelações conceituais entre feminino, pobreza, entretenimento, silenciamento e desespero pela sobrevivência.

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Autor/innen-Biografien

, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC com apoio do FUMDES. Graduada em Pedagogia. Foi bolsista de Iniciação Científica nos anos de 2017, 2018 e 2019 sob orientação do professor Dr. Alex Sander da Silva. Participou do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Pedagogia em 2018 e 2019. Atua nas linhas de pesquisa Educação, Formação de professores, Narrativas, Educação não-formal, infâncias e vulnerabilidade. Atualmente está atuando em atividades administrativas e monitoria do sistema Moodle no Setor de Educação à Distância da UNESC. Integrante do GEFOCS (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, formação cultural e sociedade), coordenado pelo professor Dr. Alex Sander da Silva e pela Dra. Daini Barboza, de 2017 até o presente momento.

Graduando do curso de filosofia-licenciatura no Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Atualmente é membro do GEFOCS (Grupo De Estudos em Formação Cultura e Sociedade) e bolsista de iniciação cientifica do CNPq. Tem experiência em pesquisa no campo da educação, em especial nos temas: Formação Cultura, Filosofia da Educação e Teoria Crítica da Educação e Estética na Educação. Editor da Revista Saída desde 2015.

Concluiu o ensino médio pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e foi bolsista em um projeto de pesquisa chamado "Projeto arquitetônico para longevidade", nos anos de 2015/2016. Graduada em Licenciatura em Letras, foi bolsista em Pesquisa com um projeto chamado "A influência da variação linguística no processo de aquisição de linguagem escrita: recorte no fenômeno da semivocalização", e bolsista em Extensão, com projeto intitulado "Leitura literária com detentos", todos pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Mestranda em Educação - UNESC, com temática sobre educação em prisões, até o momento. Suas pesquisas têm ênfase em Pesquisa e Docência, Políticas Públicas e Educação em Prisões/EJA.

Veröffentlicht

2024-07-07