O VALOR DO TESTEMUNHO DE EXPERIÊNCIAS DE CONFLITO: AUTOBIOGRAFIA E DIÁRIO DE MILITANTES PARTIGIANE

Authors

  • Rafaela Souza Maldonado

Abstract

Este artigo pretende discutir acerca da escrita de teor testemunhal produzida a partir de experiências de conflito e em tempos de catástrofe tal como sugere Seligmann-Silva. Em seus estudos, o autor, que pesquisou especificamente o holocausto, argumenta sobre o valor do testemunho de quem sobreviveu a esses eventos. Para ele, um dos papéis do testemunho na literatura é atribuir valor à realidade histórica mesmo que o discurso narrativo seja fragmentado. Pensando nas possibilidades de discursos que compreendem as escritas de si, selecionamos duas obras de teor testemunhal de autoras que vivenciaram o estado de exceção na Itália durante a Segunda Guerra Mundial e foram ativas na Resistência italiana (1943-1945), organizando a luta partigiana. As autoras são Carla Capponi e Ada Gobetti, militantes do movimento partigiano.

Author Biography

  • Rafaela Souza Maldonado

    Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras- Campus de Assis.

    Desenvolve pesquisa na área de Literatura estrangeira e estudos culturais e escritas de si.

Published

2017-08-01

How to Cite

Maldonado, R. S. (2017). O VALOR DO TESTEMUNHO DE EXPERIÊNCIAS DE CONFLITO: AUTOBIOGRAFIA E DIÁRIO DE MILITANTES PARTIGIANE. Entrelaces - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras-UFC, 2(9), 188-201. https://periodicos.ufc.br/entrelaces/article/view/11679