A METÁFORA COMO POSSIBILIDADE AUTOBIOGRÁFICA: UM BREVE ENSAIO

Auteurs

  • Ana Carolina de Azevedo Guedes Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Résumé

O presente trabalho visa à apresentação do ensaio de Virginia Woolf (1882 – 1941), “O Sol e o Peixe”, publicado em 1927, através de um esforço inicial de pensarmos a análise do uso da metáfora como possibilidade explicativa, utilizando como ponto de partida a experiência de leitura do conto. Tendo como mote o eclipse solar ocorrido em 1927, proponho o questionamento em torno da visão, da metáfora e da experiência do vivido frente ao uso de mecanismos ficcionais para a descrição do acontecimento. Para isto, utilizo como interlocutor a obra Naufrágio com Espectador de Hans Blumenberg. Analisando a narrativa de Virginia Woolf, a proposta é “mergulhar dentro o olho” e da experiência ali narrada, iniciando com a visão de londrinos caminhando para o norte a fim de testemunhar algo grandioso: a natureza em seu sentido mais puro e em como isso resultaria em uma experiência passível de ser narrada apenas no embate entre o indivíduo e os outros que partilham daquele momento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ana Carolina de Azevedo Guedes, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) no Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura, Mestrado e graduação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Références

AUSTEN, Jane. Orgulho e Preconceito. São Paulo: Companhia Martin Claret, 2009.

BLUMENBERG, Hans. Naufrágio com espectador: paradigma de uma metáfora de existência. Tradução: Manuel Loureiro. Lisboa: Vega Limitada, 1990.

SIMMEL, Georg. A filosofia do amor. Tradução: Eduardo Brandão. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

WOOLF, Virginia. O sol e o peixe: prosas poéticas. Seleção e tradução Tomaz Tadeu. 1º edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

_______________. Momentos de vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

Téléchargements

Publiée

2017-12-01

Numéro

Rubrique

Estudos Literários