Aspectos da correspondência de Vinicius de Moraes com Manuel Bandeira

Auteurs

  • Rafael Martins da Costa Instituto Federal do Rio de Janeiro

Résumé

O presente artigo pretende apresentar alguns aspectos da correspondência de Vinicius de Moraes com Manuel Bandeira, especialmente elementos das cartas que os dois trocaram no final da década de 1940. O recorte justifica-se por ser esse o período em que Vinicius, com o auxílio de Bandeira, preparou o seu livro mais emblemático, a Antologia poética. Por meio dos documentos epistolográficos, é possível perceber que Vinicius fez dessa coletânea um projeto interpretativo sobre a sua própria poesia: mais do que uma compilação de papéis avulsos, reuniam-se, na Antologia, poemas organizados de modo a demonstrar aquilo que o autor considerava ser a sua evolução poética. Não por acaso, Vinicius intensificou a interlocução com o amigo “Mané”, nesse momento. Bandeira atuou como um revisor e comentador do livro, auxiliando o poeta antologista no preparo do volume e na composição de alguns poemas que dele fariam parte. Nessas correspondências estão também registradas reflexões sobre o cenário literário no Brasil naquele meado de século, bem como um diálogo marcado por admiração mútua e amizade. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rafael Martins da Costa, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Letras pela UNICAMP, mestrado em Teoria e História Literária pela mesma instituição. Atualmente, é doutorando em Literatura Brasileira na UFMG. Integra o quadro permanente de docentes do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Références

ABRAMS, M. H. O espelho e a lâmpada: teoria romântica e tradição crítica. Trad. Alzira V. Allegro. São Paulo: Editora da Unesp, 2010.

BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

______. Seleta de prosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

GUIMARÃES, J. C. Contrapontos: notas sobre a correspondência no modernismo. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2004.

HAROCHE-BOUZINAC, G. L’epistolaire. Paris: Hachette, 1995.

MORAES, M. A de. Orgulho de jamais aconselhar. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2007.

MORAES, V. Uma entrevista com o autor de Forma e exegese. Diário de Notícias. Rio de Janeiro, 13 jan. 1936.

______. Cinco elegias. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti, 1943.

______. Soneto de aniversário. Letras e Artes. Rio de Janeiro, p. 16, 23 ago. 1950.

______. Antologia poética. Rio de Janeiro: A Noite, 1954.

RANCIÈRE, J. O efeito de realidade e a política da ficção. Novos Estudos CEBRAP. São Paulo, v. 86, n. 1, p. 75-90, mar. 2010.

VASCONCELOS, E. Inventário do arquivo Vinícius de Morais. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1999.

Téléchargements

Publiée

2019-07-30