Título Padrão

Auteurs

Résumé

Para além da autoria de O senhor dos anéis, John Ronald Reuel Tolkien, foi também um filólogo e professor da Universidade de Oxford que dedicou sua vida ao estudo e criação de línguas, paralelamente ao seu projeto literário. Embora sua obra mais célebre ainda repouse em O senhor dos anéis (1954), a trilogia integra um projeto literário mítico maior, em que Tolkien intentava suprir a carência de uma mitologia propriamente britânica. Sendo assim, o escritor concebeu um universo absoluto completo, palco para suas personagens insólitas. Por conseguinte, Tolkien ainda foi um homem crítico ao seu próprio tempo: contrário às duas grandes guerras que, não somente vivenciou, mas combateu ativamente, um dos principais temas de sua literatura, que é a guerra. Nesse sentido, O senhor dos anéis é, sobretudo, uma narrativa sobre uma guerra contra um poder totalitário. Desse modo, o maravilhoso, enquanto gênero próprio dos contos de fadas, serve como uma ferramenta literária em que a modernidade é refletida, ainda que, de maneira involuntária, por parte do autor, que, por sua vez, negava a alegoria intencional. Sob essa perspectiva, esse trabalho analisa o olhar de Tolkien sobre a modernidade, por meio do universo maravilhoso de .

Téléchargements

Bibliographies de l'auteur

Desiree Bueno Tibúrcio, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda e Mestra em Letras - Estudos Literários pela UEL; possui licenciatura em Letras Português e Inglês pela UENP e é técnica em Arte Dramática pelo IFPR. Atualmente é editora da revista Estação Literária da UEL, é bolsista CAPES como pesquisadora de doutorado e foi bolsista CAPES pelo mestrado durante 24 meses.Também foi bolsista durante 21 meses no projeto "Teatro: Instrumento de reflexão histórico-crítica, interação social e prática pedagógica", do programa Universidade Sem Fronteiras, na qual trabalhou como oficineira, professora, fotógrafa e cinegrafista. Trabalhou como secretária da direção do CLCA da UENP. Integrou o Diretório Acadêmico Doutor Reinéro Antônio Lérias da UENP nas gestões de 2009/2010 e 2011/2012 e o Diretório Central dos Estudantes na gestão de 2012/2013. Tem experiência como professora e pesquisadora da área de Letras cujo foco é: estudos literários em geral, tendo como ênfase os estudos tolkienianos, romance épico, literatura de fantasia, semiótica aplicada à literatura, literatura dramática, teoria do drama, teatro político, estudos comparados em especial as relações entre dramaturgia e outras linguagens (como o cinema), teoria da literatura, relações intertextuais e o duplo na literatura. Também tem experiência com oficinas teatrais com ênfase no método do Teatro do Oprimido de Augusto Boal e realiza produções independentes na área cinematográfica e fotográfica. Atualmente realiza uma pesquisa de doutoramento sobre a semiótica das paixões em "O senhor dos anéis", de J. R. R. Tolkien.

, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina. Concluiu o curso de Mestrado em Letras (linha de pesquisa: Literatura Brasileira e Outras Literaturas Vernáculas; L1: Construções e processos identitários), na Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 2019.

Téléchargements

Publiée

2020-07-27