Tem lugar para o rap na “Cidade Canção”?

Autores

  • Érica Paiva Rosa

Resumo

Este trabalho analisa três raps do grupo Realidade Nacional – Cidade Canção (2001), Femucic (2001) e Femucic (Parte 2) (2006) – e discute a construção identitária desse gênero literário-musical e de sua comunidade na cidade de Maringá (Paraná). Dentre as temáticas abordadas pelo corpus estão questões políticas, culturais e sociais características de Maringá, a recepção do gênero na cidade e a defesa do caráter artístico do movimento Hip Hop local. Ancorado em um arcabouço teórico relacionado à literatura, à música, à história, ao movimento Hip Hop e aos estudos de identidade, este trabalho utiliza uma metodologia de caráter analítico-interpretativo para a leitura da linguagem verbal dos raps. De acordo com a dinâmica das identidades discutidas por Manuel Castells (1999), os MCs traçam o percurso de uma identidade de resistência que resulta em uma identidade de projeto, pois constroem um projeto de vida diferente que visa romper a lógica da dominação e transformar a estrutura social ao seu redor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Paiva Rosa

Mestra em Letras na área de Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Produtora cultural e professora de línguas e literatura na empresa PR Educação e Cultura. 

Downloads

Publicado

2021-10-01

Edição

Seção

Estudos Literários