IMAGENS DO EU – MEMÓRIA E IMAGINAÇÃO EM O RIO E EU, DE LYGIA BOJUNGA

Auteurs

  • Vanessa Paulino Venancio Universidade Federal do Ceará (UFC)

Résumé

Os gêneros memorialísticos têm um espaço de importância na obra de Lygia Bojunga. As obras Livro – um encontro (1988), Feito à mão (1996) e O Rio e eu (1999) são as que ganham destaque nessa perspectiva. Nos textos bonjungueanos, a memória pode ser vista como “lugar de reflexão” que, após ser problematizada, também se estabelece como uma espécie de “metamemória”. Por sua vez, esse caráter metalinguístico é duplamente presente nas obras da escritora: primeiro, no processo de (re)memoração, discutido em termos que perpassam a memória e o esquecimento e, segundo, na ligação entre memória e processo de criação literária. Este trabalho irá centrar-se na obra O Rio e eu, a qual narra seu “caso de amor” com a cidade do Rio de Janeiro. O livro traz uma narrativa memorialística que se funde à narrativa ficcional, a partir do momento em que Lygia Bojunga personifica a cidade maravilhosa, transformando-a em mais um de seus personagens. Assim sendo, a ligação da cidade com seu processo de criação literária, em que a autora já se sente naturalizada, ao estabelecer-se no Rio de Janeiro na segunda infância (desde os oito anos), é um tema já abordado por diversos escritores, mas que Lygia Bojunga consegue realizar com maestria e leveza, elementos do estilo da escritora. Desse modo, este artigo dialoga com a obra Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago (1992), de Wander Melo Miranda e outros aportes teóricos no que tange à memória a fim de percebê-la como um “arquivo duplo do eu”, em que esse “eu” se fragmenta em vários. Em consonância com tal ideia, no caso desta obra, nota-se a escrita memorialística como uma maneira do eu se conhecer a partir do outro, já que, à medida que a escritora remonta à sua relação com o Rio de Janeiro, ela vê sua condição humana e desvenda sua proximidade com o processo imaginativo – anterior ou concomitante ao ato de escrever.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Vanessa Paulino Venancio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em 2014 no curso de Letras-Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em que participa do grupo de pesquisa Espaços de leituras: Cânones e Bibliotecas, sob orientação da profa. Dra. Odalice de Castro e Silva. Mestranda em Letras (Literatura Comparada) pela mesma instituição, desde 2016. É também professora efetiva de Língua Portuguesa do Governo do Estado do Ceará. Está ligada à arte: bailarina, coreógrafa e escritora. Foi premiada em dois concursos literários de contos em 2013, Concurso Literário Olhar da Gente e Prêmio de Literatura UNIFOR, respectivamente, e ainda, o VIII Concurso Literário de Presidente Prudente (CLIPP), que homenageou Ruth Campos, em 2014.

Références

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BOJUNGA, Lygia. O Rio e eu. 3. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2010.

____________. Intramuros. 1. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2010.

FOUCALT, Michel. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Trad.I. A. D. Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rosseau à Internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. “A vida e a obra”. In: O contexto da obra literária.Trad.de Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

MIRANDA, Wander Melo. “A ilusão biográfica”. In.:Corpos Escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago. São Paulo: EdUSP/ Belo Horizonte: EdUFMG, 1992.

SANDRONI, Laura.De Lobato a Bojunga: as reinações renovadas. Rio de Janeiro, Agir, 1987.

SÁNCHEZ, Juan Escámez. Ortega Y Gasset. Trad. e org. José Gabriel Perissé. Coleção Educadores.

SANTOS, Vilson Ribeiro. O homem e sua circunstância: introdução à filosofia de Ortega y Gasset. Revista Eletrônica Metanoia, São João del-Rei, n. 1, p. 61-64, jul. 1998/1999.

ORTEGA Y GASSET, José. Meditações do Quixote. Trad. Gilberto de Mello Kujawski. São Paulo: Livro Ibero-Americano, 1967.

RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Trad. Alain François [et al.]. Campinas, SP: UNICAMP, 2007.

______________. Tempo e Narrativa. Trad. de Claudia Berliner São Paulo: Wmfmartinsfontes, 2010. 3v

Téléchargements

Publiée

2017-08-01