O NARRADOR EM QUESTÃO: ANÁLISE DA VEROSSIMILHANÇA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS E DOM CASMURRO

Autores

  • Ariadine Maria Lima Nogueira Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo perscrutar como a questão da verossimilhança aparece em duas grandes obras da literatura brasileira — Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa e Dom Casmurro, de Machado de Assis —, a partir da observação da postura apresentada pelos narradores desses dois romances. Busca-se perceber se existem fraturas quanto à verossimilhança na estrutura de ambas as obras aqui citadas a partir do discurso de personagens/narradores que contam suas histórias na primeira pessoa, ou se é justamente essa característica distintiva que confere valor elevado tanto ao texto de Rosa como ao de Machado. Tal análise apresenta-se fundamentada num arcabouço teórico que se apoia em autores como Antoine Compagnon, Edward Forster, Willi Bolle, Walnice Nogueira Galvão e Silviano Santiago. Conclui-se que é através da figura do narrador posto em questão nas duas obras que o leitor se indaga até que ponto pode acreditar nos fatos apresentados, restando a ele amarrar os fios que parecem ser soltos, mas que, em dois autores geniais como Machado e Rosa, estão apenas convenientemente dispostos em forma de teia ou quebra-cabeças, para que a leitura nunca se esgote, pois há sempre algo novo a descobrir, relacionar, resgatar e construir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariadine Maria Lima Nogueira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de Literatura, História e Memória. 

Referências

ABEL, Carlos Alberto dos Santos. Rosa autor Riobaldo narrador: veredas da vida e da obra de João Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: Relume Dumará: FAPERJ, 2002.

ADORNO, Theodor. “Posição do narrador no romance contemporâneo”. In: Notas de literatura I. Trad. de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2003, p. 55-63.

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Globo, 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

BOLLE, Willi. Grandesertao.br: o romance de formação do Brasil. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2004.

BOSI, Alfredo. Brás Cubas em três versões. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

CANDIDO, Antonio. “O homem dos avessos”. In: CANDIDO, Antonio. Tese e Antítese: ensaios. 4. ed. São Paulo: T.A. Queiroz, 2002, p. 121-139.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. de Cleonice Paes Barreto Mourão. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

COSTA, Lígia Militz da. A poética de Aristóteles: mimese e verossimilhança. São Paulo: Editora Ática, 1992.

FORSTER, Edward Morgan. Aspectos do romance. Trad. de Sergio Alcides. São Paulo: Globo, 2004.

GALVÃO, Walnice Nogueira. “Riobaldo, o homem das metamorfoses”. In: Mota, Lourenço Dantas; Abdala Junior, Benjamin. (Org.). Personae. Grandes personagens da literatura brasileira. São Paulo: Senac, 2001, p. 237-264.

GLEDSON, John. “Dom Casmurro: uma nota introdutória”. In: ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Globo, 2008.

______________. Por um novo Machado de Assis: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

RIBEIRO, Míriam da Consolação. “A memória everedada reterritorializante e desterritorializante e de projeções, de discursos, de palavras... de grandes sertões”. In: DUARTE, Lélia Pereira; FIGUEIREDO, Maria do Carmo Lanna et al. (Orgs.). Veredas de Rosa. Belo Horizonte: PUC Minas, CESPUC, 2000, p.527-530.

ROSA, Guimarães. Grande sertão: veredas. 19. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

ROSENFELD, Anatol. Estrutura e problemas da obra literária. São Paulo: Perspectiva, 1976.

ROSSET, Clément. O real e seu duplo: ensaio sobre a ilusão. Trad. de José Thomaz Brum. Porto Alegre: L&PM, 1998.

SANTIAGO, Santiago. “Retórica da verossimilhança”. In: SANTIAGO, S. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

SCHWARZ, Roberto. “A poesia envenenada de Dom Casmurro”. In: Novos Estudos, São Paulo, 1991.

SOARES, Cláudia Campos. “A constituição da voz narrativa em Grande sertão: veredas”. In: DUARTE, Lélia Pereira; FIGUEIREDO, Maria do Carmo Lanna et al. (Orgs.). Veredas de Rosa. Belo Horizonte: PUC Minas, CESPUC, 2000, p.137-141.

Downloads

Publicado

2018-11-03

Edição

Seção

Estudos Literários