SIMULAÇÃO: UM EXPERIMENTO VIRTUAL DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE FÍSICA
Resumo
Algumas simulações estão disponíveis em sítios e repositórios como o Portal do Professor do MEC (portaldoprofessor.mec.gov.br), as simulações interativas do PHET (https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/physics ), dentre outros; que podem ser explorados pelo professor na busca de recursos didáticos para facilitar o aprendizado em sala de aula. Esses veículos hospedam materiais didáticos que ajudam ao ensino e à aprendizagem. No entanto, na construção do recurso didático há uma certo custo, porém, se se dispõe gratuitamente para acesso, esse custo não existe para o usuário. Assim, esse material didático pode ser caracterizado como um experimento virtual de baixo custo. As simulações podem substituir um experimento real, pois existe a possibilidade de interagir com o experimento virtual, o que provoca no aluno a confirmação do fenômeno natural; enquanto que em vídeos não há interação, apenas a repetição do fenômeno até que se entenda o procedimento realizado. Um dos objetivos é substituir o experimento real em alguns casos e instigar no aluno o desejo de aprender física através dessas ferramentas tecnológicas. Com a obtenção desse recurso e a utilização de uma metodologia de ensino adequada, é possível que o aluno compreenda os conceitos de física e o incentive à busca pelo conhecimento científico. Podemos concluir ainda que devemos nos atualizar constantemente para que a docência possa ser exercida em sua plenitude, com o uso dos diversos recursos reais ou virtuais.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva, J. M., Silva Andrade, F. Z., Lopes da Costa, M., Ferreira, R. C., Neto, M. H., & Araujo Silva, M. A. (2017). SIMULAÇÃO: UM EXPERIMENTO VIRTUAL DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE FÍSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4791. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29815
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
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