ACOMPANHAMENTO SOROLÓGICO DE PACIENTES CHAGÁSICOS TRATADOS COM BENZONIDAZOL
Resumo
Introdução: A doença de Chagas (DC) continua sendo um desafio em relação ao tratamento farmacológico, apesar de recomendado o tratamento com Benzonidazol (Bz), a eficácia na fase crônica é muito baixa não chega a 30%. Atualmente, estima-se que o Brasil tenha 2 milhões de pessoas infectadas pelo Trypanosoma cruzi. Objetivos: Avaliar a efetividade da quimioterapia com Benzonidazol (Bz) em pacientes portadores de doença de Chagas crônicos através da análise sorológica. Metodologia: Trata-se de um estudo prospectivo histórico, onde os pacientes foram acompanhados sorologicamente por técnica de imunoensaio enzimático (ELISA) antes do tratamento (2013) e um ano após o tratamento. Resultados: Foram acompanhados 17 pacientes, a maioria do sexo masculino, com média de idade de 52,5 anos. Quanto ao grau de escolaridade, 41,2% relataram ter o fundamental incompleto. A maioria natural da zona rural do Ceará, vivendo em casa de taipa e procedentes de Quixeré e Jaguaruana, com renda familiar de um salário mínimo e agricultor. 76,4%(13) apresentaram redução da densidade ótica em relação às amostras coletadas antes do tratamento e 23,5%(4) apresentaram aumento da densidade ótica. A análise sorológica por ELISA demonstrou uma queda significativa da densidade óptica das amostras em relação a basal (antes do tratamento) com uma média de redução de 28%. Neste estudo, 23,5% dos pacientes apresentaram aumento da densidade ótica. Conclusão: Embora o Bz apresente efetividade limitada na fase crônica da doença de Chagas, este estudo demonstrou que não houve piora durante o período de acompanhamento, indicando um efeito benéfico do medicamento para a maioria dos pacientes. Entretanto, faz-se necessário um período maior de segmento, visto que um acompanhamento de 1 anos é considerado curto para pacientes tratados na fase crônica da doença.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira Lima, A. R., Costa, A. C., Vieira Ribeiro, V. E., Santana, E. de J., Lacerda, J. M., & Oliveira, M. de F. (2017). ACOMPANHAMENTO SOROLÓGICO DE PACIENTES CHAGÁSICOS TRATADOS COM BENZONIDAZOL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4880. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29904
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.