APRENDIZAGEM E ENSINO DE LITERATURA NO NÍVEL BÁSICO
Resumo
Sabe-se que o projeto de monitoria tem como objetivo, além de auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos da instituição, colaborar para a formação de futuros docentes. Nos cursos de licenciatura, tal contribuição se faz ainda mais presente, já que, de modo geral, os que optam pela licenciatura pretendem lecionar. Sendo assim, com base nas experiências obtidas através do programa de iniciação à docência, mais especificamente o projeto de monitoria, este trabalho tem como principal propósito explicitar os mecanismos debatidos por alunos do curso de letras no que diz respeito ao ensino de literatura no nível básico de educação. Para que os debates fossem feitos, os momentos destinados ao auxílio de alunos com possíveis dúvidas ou dificuldade de aprendizagem foram também destinados à troca de experiências negativas ou positivas da vida escolar dos estudantes. Nesses momentos questionamentos foram postos em pauta para que houvesse o incentivo à reflexão e ao pensamento crítico no que tange o ensino de literatura canônica à crianças e adolescentes. Em síntese, pôde-se perceber que grande parte dos problemas na receptividade do saber literário por parte dos alunos do nível básico de ensino ocorre por haver ausência da explicitação correta da importância da literatura na sociedade como um todo. Com este trabalho pretende-se propagar o incentivo ao ensino crítico da literatura nas escolas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rodrigues de Souza, T., & Fernandes, G. A. (2017). APRENDIZAGEM E ENSINO DE LITERATURA NO NÍVEL BÁSICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5583. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30607
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.