APRENDIZAGEM E ENSINO DE LITERATURA NO NÍVEL BÁSICO

Autores/as

  • Thais Rodrigues de Souza
  • Geraldo Augusto Fernandes

Resumen

Sabe-se que o projeto de monitoria tem como objetivo, além de auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos da instituição, colaborar para a formação de futuros docentes. Nos cursos de licenciatura, tal contribuição se faz ainda mais presente, já que, de modo geral, os que optam pela licenciatura pretendem lecionar. Sendo assim, com base nas experiências obtidas através do programa de iniciação à docência, mais especificamente o projeto de monitoria, este trabalho tem como principal propósito explicitar os mecanismos debatidos por alunos do curso de letras no que diz respeito ao ensino de literatura no nível básico de educação. Para que os debates fossem feitos, os momentos destinados ao auxílio de alunos com possíveis dúvidas ou dificuldade de aprendizagem foram também destinados à troca de experiências negativas ou positivas da vida escolar dos estudantes. Nesses momentos questionamentos foram postos em pauta para que houvesse o incentivo à reflexão e ao pensamento crítico no que tange o ensino de literatura canônica à crianças e adolescentes. Em síntese, pôde-se perceber que grande parte dos problemas na receptividade do saber literário por parte dos alunos do nível básico de ensino ocorre por haver ausência da explicitação correta da importância da literatura na sociedade como um todo. Com este trabalho pretende-se propagar o incentivo ao ensino crítico da literatura nas escolas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Rodrigues de Souza, T., & Fernandes, G. A. (2017). APRENDIZAGEM E ENSINO DE LITERATURA NO NÍVEL BÁSICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5583. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30607

Número

Sección

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência