GASTRONOMIA SOCIAL E O MOVIMENTO DE SAÚDE MENTAL COMUNITÁRIA DO BOM JARDIM
Resumo
A UFC por meio do Projeto Gastronomia Social possui uma parceria com o Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSM) que está diretamente associado a vivência das comunidades do Grande Bom Jardim. Já são 15 anos desde a fundação do MSM, que se originou a partir da elaboração de espaços para acolher e ouvir as pessoas do bairro. O programa Gastronomia Social no Jardim da Gente (GS), 10 anos de existência, desenvolve junto a esta instituição atividades diversas, como as ações do Cozinha como Terapia, Gastronomia Afetiva, Oficinas de Lanches Saudáveis para as crianças do Projeto Sim a Vida, Grupo Capacitado produtivos em Bolos, Massas e Conservas artesanais, e o projeto Cozinha Solidária. As ações são realizadas na Escola de Gastronomia Social Autossustentável, pertencente ao MSM e cadastrada como atividade de extensão da UFC. O MSM, por meio da Abordagem Sistemática Comunitária, faz a diferença na vida de várias pessoas que necessitam de amparo psicológico, e com isso, melhoram a forma de viver e conviver nesses lugares. Suas diversas atividades, palestras e ações são nacionalmente conhecidas e promovem alegria e esperança em crianças, jovens, adultos e idosos. Essas vivências geradas, criam o entendimento do valor de cuidar de si para conviver em sociedade, pois lá trabalha-se com três fundamentos, o acolhimento, a escuta e o cuidado. Os indivíduos são ouvidos em uma primeira conversa e encaminhados para as terapias ou atividades terapêuticas que necessitam, incluindo a gastronomia. Dessa forma, o projeto possibilita a elevação da autoestima, do autoconhecimento e realização pessoal dos envolvidos, que na maioria das vezes nunca tiveram a oportunidade de explorar esse lado. Além disso, o MSM permite aos alunos do Bacharelado em Gastronomia desenvolverem ações curriculares e de extensão, sendo um campo para execução prática de conhecimentos tanto na área como interdisciplinarmente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.