IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE ANTIMICROBIANOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS
Resumo
O cuidado farmacêutico apresenta-se como uma importante prática clínica, capaz de contribuir para a resolução e prevenção dos problemas relacionados a medicamentos. A farmácia clínica compreende atividades voltadas para maximizar a terapia e minimizar riscos e os custos, contribuindo assim com o uso seguro e racional de fármacos. Dentro deste contexto encontra-se a Unidade de Farmácia Clínica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), pertencente à Universidade Federal do Ceará, que desde 2017 vem desenvolvendo um programa para uso racional de antimicrobianos. O Stewardship, modelo de gestão e monitorização ativa, contínua e sistemática de antimicrobianos, tem como propósito otimizar os resultados clínicos, minimizar a resistência a antimicrobianos e os custos, como também promover a interdisciplinaridade entre as áreas envolvidas. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência de uma estudante de Ciências Biológicas na Unidade de Farmácia Clínica, participando no projeto “Implementação do Programa de Antimicrobianos”. As atividades iniciaram em maio de 2020 estendendo-se até março de 2021. O primeiro momento é referente ao conhecimento do programa Stewardship, bem como suas diretrizes, gerenciamento, sistemática e auditoria das fichas dos pacientes das unidades participantes. Atividades como alimentar os bancos de dados do programa, acompanhar o uso de antimicrobianos através de relatórios e auxiliar na elaboração de indicadores foram algumas das funções exercidas durante o período de aprendizado. Como complementação, a participação em levantamentos de Medicamentos de Alta Vigilância (MAV), atualização diária de exames dos pacientes incluídos no programa, e preenchimento mensal do Relatório do Consumo de Antimicrobianos em UTI Adulto (FormSUS2020). Por fim, as atividades desenvolvidas foram de grande importância para a construção e a complementação da graduação, proporcionando aprendizagem, vivências e experiências no espaço hospitalar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Catarine Gomes Vieira, A., & Cavalcante de Andrade, C. (2021). IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE ANTIMICROBIANOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4650. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63772
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.