MODELO DE TRIAGEM PARA ATENDIMENTO, ORIENTAÇÃO DE INDIVÍDUOS PÓS-AVC EM 2020
Resumo
O Acidente Vascular Encefálico é uma condição clínica de alta incidência e prevalência no Brasil. Após a alta hospitalar, o indivíduo retorna para casa com incapacidades. Para evitar estas incapacidades o indivíduo deve receber atendimento especializado em centros de reabilitação. Em 2019 o grupo Fisioneuro desenvolveu um modelo de triagem com o intuito de orientar os indivíduos pós-AVC quanto as suas necessidades funcionais, encaminhá-lo para receber atendimento Fisioterapêutico pelo grupo ou outros serviços na cidade de Fortaleza, assim como em projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Grupo de pesquisa HEMITEC. Este estudo tem como objetivo apresentar a atualização do modelo de triagem utilizado pelo Grupo Fisioneuro em pacientes pós AVC e seus resultados no ano 2020. A triagem é uma avaliação inicial baseada em desfechos funcionais que orientam sobre o prognóstico do paciente e suas necessidades terapêuticas. Os instrumentos de avaliação contidos na triagem foram atualizados para se adequar as necessidades terapêuticas utilizada pela equipe no período de março a dezembro de 2020. A avaliação é realizada por extensionistas do Projeto, Professores Fisioterapeutas, e colaboradores especialistas da área neurofuncional. Nos elementos básicos da triagem incluem perguntas básicas sobre os dados sociodemográficos, dados clínicos. Depois são realizadas as medidas de avaliação. No ano de 2020, devido à covid 19 apenas quatro pacientes foram triados. A partir da triagem, o indivíduo pode ser encaminhado para assistência em UBSs próximas à sua casa, ao ambulatório da liga ou ao módulo de Neuro. Ou, ainda, participar de pesquisas através do uso de EELS, Palmilha ou FES-Cycling. A atualização do modelo de triagem foi benéfica para o processo de avaliação e identificação das necessidades clínicas do indivíduo. O fisioterapeuta deve ter pleno conhecimento sobre instrumentos de medida e o modelo de funcionalidade, oferecendo a melhor conduta no atendimento ao paciente pós-AVC.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Izamor Alves da Costa, M., Andréa Oliveira Lima, L., Viana Brígido de Moura Jucá, R., & Tavora Viana, R. (2021). MODELO DE TRIAGEM PARA ATENDIMENTO, ORIENTAÇÃO DE INDIVÍDUOS PÓS-AVC EM 2020. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4699. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63821
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.