REDES E MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS NA ÁREA DA SAÚDE
Resumo
A Liga de Saúde Digital (DIGILIGA), frente ao comportamento de usuários de redes e mídias sociais, intensificados com a pandemia, percebeu a necessidade de divulgar suas atividades junto à comunidade científica e à sociedade. Para também fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, priorizando a área da saúde, a DIGILIGA utilizou a rede social Instagram, que também possui características de mídia social. Assim, foram lançadas publicações periódicas sobre temas diversos, campanhas, eventos e datas comemorativas, tais como setembro amarelo, conceitos sobre Saúde Digital, dia do médico, dia do dentista, tutoriais no uso de ferramentas tecnológicas e sistemas administrativos (exemplo: SIGAA), dentre outros. O Instagram foi o principal instrumento, integrado a e-mail e WhatsApp. Semanalmente os membros da Liga participavam de webconferência por meio da ferramenta webconf, disponibilizada pela RNP aos Núcleos da Rede RUTE. Nas reuniões eram apresentadas propostas de trabalho, notícias a serem veiculadas, e tutoriais organizados com resultados obtidos na busca de melhorias do letramento digital e informacional. No ano de 2020 a rede/mídia social escolhida foi essencial na divulgação da Iª Jornada Acadêmica de Educação em Saúde Digital (Iª JAESD). Para a área da educação na saúde, esse movimento vai ao encontro da valorização das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) em iniciativas pedagógicas inovadoras, com foco no público desse setor, fortalecendo a interface entre comunicação, ciência e sociedade. Sugere-se persistir usando o Instagram para divulgação de conhecimentos e conteúdos, ampliando a proposta de associação com outras ferramentas, melhorando o conhecimento das redes e mídias sociais, com pesquisa de soluções diferenciadas para a educação continuada, difundindo a cultura digital em estratégicas inovadoras para a gestão do trabalho, da educação e da aprendizagem na saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Izidro Rocha Neto, A., Maria Coelho da Silva, S., Mirislene Vasconcelos Ferreira, M., & Roberto de Oliveira, L. (2021). REDES E MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS NA ÁREA DA SAÚDE. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4797. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63919
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.