LABORATÓRIO DO CURSO DE HISTÓRIA: OS CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO CENÁRIO DE PANDEMIA.
Resumo
Por intermédio desse trabalho buscamos apresentar ações desempenhadas pela bolsa Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP) no Projeto Laboratório do Curso de História: apoio e permanência do discente no curso. Projeto esse que tinha como objetivo além da integração e apoio a permanência dos alunos e alunas no ambiente universitário, também a formação dos discentes. Além disso, o Projeto Laboratório do Curso de História foi pautado e construído nas conexões com o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH), dinamizando, assim, suas intervenções dentro e fora da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Diante das mudanças ocorridas devido a pandemia do novo Corona Vírus e da necessidade do isolamento social, buscou-se nas plataformas digitais como o Google Meet e o Youtube o suporte para a realização de atividades que possibilitassem a troca e construção de saberes no processo de construção de conhecimento. Logo, a partir dessas plataformas uma das atividades realizadas foi o seminário - Combates da História Ensinada: A aprendizagem nas Aulas de História em 2020, construído pela Coordenação de Estágio Docente em História da UFC que obteve apoio do LEAH, assim, também como do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (GEPEH), do Mestrado Profissional em História e da Bolsa PAIP. Este seminário foi estruturado por três sessões que contavam com a participação de professores e professoras de História que trabalham em diferentes escolas do Ensino Médio. Em cada sessão foi dialogado com os discentes do curso de História, assim como com os pesquisadores e professores(as) as diferentes formas que esses profissionais estavam realizando os processos de formação do ensino de História no período de pandemia, assim, também como as dificuldades encontradas. Além disso, o seminário objetivou apresentar outras possibilidades e ferramentas que podem ser utilizadas para a realização da disciplina de História.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.