LABORATÓRIO DO CURSO DE HISTÓRIA: OS CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO CENÁRIO DE PANDEMIA.

Autores/as

  • Laise Teixeira de Matos
  • Samuel Mendonça Viana de Assis
  • Claudia Freitas de Oliveira

Resumen

Por intermédio desse trabalho buscamos apresentar ações desempenhadas pela bolsa Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP) no Projeto Laboratório do Curso de História: apoio e permanência do discente no curso. Projeto esse que tinha como objetivo além da integração e apoio a permanência dos alunos e alunas no ambiente universitário, também a formação dos discentes. Além disso, o Projeto Laboratório do Curso de História foi pautado e construído nas conexões com o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH), dinamizando, assim, suas intervenções dentro e fora da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Diante das mudanças ocorridas devido a pandemia do novo Corona Vírus e da necessidade do isolamento social, buscou-se nas plataformas digitais como o Google Meet e o Youtube o suporte para a realização de atividades que possibilitassem a troca e construção de saberes no processo de construção de conhecimento. Logo, a partir dessas plataformas uma das atividades realizadas foi o seminário - Combates da História Ensinada: A aprendizagem nas Aulas de História em 2020, construído pela Coordenação de Estágio Docente em História da UFC que obteve apoio do LEAH, assim, também como do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (GEPEH), do Mestrado Profissional em História e da Bolsa PAIP. Este seminário foi estruturado por três sessões que contavam com a participação de professores e professoras de História que trabalham em diferentes escolas do Ensino Médio. Em cada sessão foi dialogado com os discentes do curso de História, assim como com os pesquisadores e professores(as) as diferentes formas que esses profissionais estavam realizando os processos de formação do ensino de História no período de pandemia, assim, também como as dificuldades encontradas. Além disso, o seminário objetivou apresentar outras possibilidades e ferramentas que podem ser utilizadas para a realização da disciplina de História.

Descargas

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Teixeira de Matos, L., Mendonça Viana de Assis, S., & Freitas de Oliveira, C. (2021). LABORATÓRIO DO CURSO DE HISTÓRIA: OS CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO CENÁRIO DE PANDEMIA. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4050. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64289

Número

Sección

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação