PERCEPÇÕES DE ALUNOS ACERCA DO USO DO SISTEMA DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO ODONTOLÓGICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Beatriz Rodrigues Costa
  • Daniel Victor Bamberg Oppelt
  • Alynne Vieira de Menezes Pimenta
  • Lidiany Karla Azevedo Rodrigues Gerage
  • Ana Karine Macedo Teixeira

Resumo

O sistema de prontuários eletrônicos é um conjunto de documentos virtuais que contém dados relacionados às informações dos pacientes e ao histórico médico e odontológico pertinentes. Criado numa parceria entre a Diretoria da FFOE e o Núcleo de Práticas em Informática, da Universidade Federal do Ceará, o prontuário, atualmente, abrange disciplinas clínicas de atendimento dos alunos e projetos de extensão do curso de Odontologia. No curso em questão, tal inovação tem permitido o cruzamento das informações dos pacientes, a inclusão de exames radiográficos e anexos, e a comunicação entre os diferentes setores em benefício do tratamento. Para os alunos, tal sistema também é de grande importância, na medida em que oferece o acesso a uma nova tecnologia de informação, reúne dados para pesquisas e facilita a avaliação dos procedimentos realizados. Assim, este trabalho tem por objetivo avaliar a percepção dos alunos sobre o funcionamento do prontuário eletrônico, a partir de suas vivências prévias. Para isso, foi utilizado um formulário eletrônico da plataforma “Google Forms”, contendo 14 perguntas referentes às opiniões acerca do seu uso, importância e acessibilidade. Dentre os resultados parciais, destaca-se que 80% dos que responderam revelaram não registrar todos os procedimentos realizados no prontuário eletrônico e 53,3% revelaram que não o consideram de fácil utilização. Por outro lado, 93,3% responderam que o prontuário eletrônico melhora o acesso ao histórico do paciente e 86,6%, que ele é importante no processo de ensino-aprendizagem, destacando o seu funcionamento como ferramenta instrumental e educacional. Nesse sentido, notou-se que algumas atualizações são necessárias, a fim de facilitar a adesão por parte dos alunos e de expandir a abrangência sobre as disciplinas clínicas. Ademais, ainda é necessário ampliar a participação dos discentes nesse processo, melhorando sua percepção e seu acesso.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Rodrigues Costa, B., Victor Bamberg Oppelt, D., Vieira de Menezes Pimenta, A., Karla Azevedo Rodrigues Gerage, L., & Karine Macedo Teixeira, A. (2021). PERCEPÇÕES DE ALUNOS ACERCA DO USO DO SISTEMA DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO ODONTOLÓGICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4079. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64318

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação