PERCEPÇÕES DE ALUNOS ACERCA DO USO DO SISTEMA DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO ODONTOLÓGICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores/as

  • Beatriz Rodrigues Costa
  • Daniel Victor Bamberg Oppelt
  • Alynne Vieira de Menezes Pimenta
  • Lidiany Karla Azevedo Rodrigues Gerage
  • Ana Karine Macedo Teixeira

Resumen

O sistema de prontuários eletrônicos é um conjunto de documentos virtuais que contém dados relacionados às informações dos pacientes e ao histórico médico e odontológico pertinentes. Criado numa parceria entre a Diretoria da FFOE e o Núcleo de Práticas em Informática, da Universidade Federal do Ceará, o prontuário, atualmente, abrange disciplinas clínicas de atendimento dos alunos e projetos de extensão do curso de Odontologia. No curso em questão, tal inovação tem permitido o cruzamento das informações dos pacientes, a inclusão de exames radiográficos e anexos, e a comunicação entre os diferentes setores em benefício do tratamento. Para os alunos, tal sistema também é de grande importância, na medida em que oferece o acesso a uma nova tecnologia de informação, reúne dados para pesquisas e facilita a avaliação dos procedimentos realizados. Assim, este trabalho tem por objetivo avaliar a percepção dos alunos sobre o funcionamento do prontuário eletrônico, a partir de suas vivências prévias. Para isso, foi utilizado um formulário eletrônico da plataforma “Google Forms”, contendo 14 perguntas referentes às opiniões acerca do seu uso, importância e acessibilidade. Dentre os resultados parciais, destaca-se que 80% dos que responderam revelaram não registrar todos os procedimentos realizados no prontuário eletrônico e 53,3% revelaram que não o consideram de fácil utilização. Por outro lado, 93,3% responderam que o prontuário eletrônico melhora o acesso ao histórico do paciente e 86,6%, que ele é importante no processo de ensino-aprendizagem, destacando o seu funcionamento como ferramenta instrumental e educacional. Nesse sentido, notou-se que algumas atualizações são necessárias, a fim de facilitar a adesão por parte dos alunos e de expandir a abrangência sobre as disciplinas clínicas. Ademais, ainda é necessário ampliar a participação dos discentes nesse processo, melhorando sua percepção e seu acesso.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Rodrigues Costa, B., Victor Bamberg Oppelt, D., Vieira de Menezes Pimenta, A., Karla Azevedo Rodrigues Gerage, L., & Karine Macedo Teixeira, A. (2021). PERCEPÇÕES DE ALUNOS ACERCA DO USO DO SISTEMA DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO ODONTOLÓGICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4079. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64318

Número

Sección

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação