A IMAGINAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO BASEADA NA OBRA DE C. S. LEWIS
Resumo
A obra do escritor irlandês Clive Staples Lewis serviu de inspiração e fundamentação para a proposta elaborada com intuito de compor metodologias de ensino para a disciplina de Filosofia no ensino médio. Há, na obra do referido escritor, elementos que permitem pensar a educação contemporânea, tanto as ficcionais, como As Crônicas de Nárnia, Além do Planeta Silencioso e Perelandra, quanto as teológicas e filosóficas, como A Abolição do Homem, Cristianismo Puro e Simples, O peso da Glória, Reflexões Cristãs, Os Quatro Amores, Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, Deus no Banco dos Réus, Ética para Viver Melhor, Reflexões Cristãs, dentre outras. Netas obras foi possível perceber um direcionamento que apontava para uma “composição filosófica”, pois ali havia muitos conceitos caros à Filosofia. Extraí das ideias de Lewis o conceito de imaginação e o indiquei como elemento gerador de metodologias para o ensino de filosofia no ensino médio. Além disso, elegi o texto literário como elemento imaginativo essencial desse intuito. Propus ainda um plano de curso de formação de tutoria no intuito de promover eventos filosóficos de forma a disseminar a leitura em geral e realizar apresentações estimuladoras da reflexão filosófica. Procurei ainda indicar como essa proposta está de acordo com as Orientações Curriculares Nacionais e como será possível tal desenvolvimento sob a ótica da nova Base Curricular Nacional, dado que a filosofia entra como disciplina eletiva. A metodologia apresentada abrangerá, além de uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa a partir da observação das ações de um determinado grupo que porá em ação algumas propostas de atividades utilizando métodos criativos para, gradativamente, se alcançar um patamar de debate mais filosófico. O plano de aulas está baseado nos textos de C. S. Lewis como roteiros.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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