EDUCANDO A ATENÇÃO EM LUGARES FAMILIARES. ENTRE A MATA ATLÂNTICA E O MELIPONÁRIO CANTINHO DO CÉU: APRENDIZADO TÉCNICO COMO ALTERNATIVA AO ANTROPOCENO.

Autores

  • George Arruda de Albuquerque
  • Alcides Fernando Gussi

Resumo

Inúmeros fatores vêm causando o desaparecimento das Abelhas Nativas Sem Ferrão – ANSF no Brasil (CORTOPASSI-LAURINO; NOGUEIRA-NETO, 2016), sendo apontadas, como as maiores causas do desaparecimento das ANSF em ambiente silvestre, o uso indiscriminado de pesticidas, mudanças climáticas, fragmentação dos habitats, queimadas e desmatamentos (PEREIRA et al, 2011; ZANELLA; MARTINS, 2005). Tais fatores são derivados de uma nova, que diversos cientistas denominam como antropoceno, na qual a força humana é responsável por modelar as paisagens naturais, transformar a atmosfera e interferir nas relações ecológicas do planeta. Em muitos casos, de maneira irreversível (DIAS, 2016). Nesse contexto, o aprendizado técnico tem sido posto como o principal meio para a obtenção de resultados positivos naquilo que se associa à reprodução, manejo e conservação das abelhas. De modo geral, os processos que envolvem o aprendizado técnico são vistos como repetitivos, rígidos, inflexíveis, reducionistas e exaustivos. Em contraposição a essa perspectiva, este trabalho busca revelar outros aspectos distantes desses, sendo eles criativos, afetivos, amplos e abertos a diversas possibilidades (INGOLD, 2015; 2019; 2020). Os resultados da pesquisa realizada têm sido percebidos na descrição e análise de diferentes processos técnicos – identificação de abelhas na mata, confecção de cortiços, fabricação de utensílios, etc, contextualizados nos fluxos das situações em lugares familiares (TISING, 2015) e na resolução de problemas (DEWEY, 2010), a partir da inter-relação (DIGARD, 1988) entre humanos e não humanos (INGOLD, 2012). Para alcançar tais resultados, lanço mão da pesquisa etnográfica, que envolve a observação participante, com o registro em diário de campo, fotografias, entrevistas, listas, catálogos e comparação entre os dados (MAUSS,2002). Agradeço a FUNCAP, agência financiadora da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação