EDUCANDO A ATENÇÃO EM LUGARES FAMILIARES. ENTRE A MATA ATLÂNTICA E O MELIPONÁRIO CANTINHO DO CÉU: APRENDIZADO TÉCNICO COMO ALTERNATIVA AO ANTROPOCENO.
Abstract
Inúmeros fatores vêm causando o desaparecimento das Abelhas Nativas Sem Ferrão – ANSF no Brasil (CORTOPASSI-LAURINO; NOGUEIRA-NETO, 2016), sendo apontadas, como as maiores causas do desaparecimento das ANSF em ambiente silvestre, o uso indiscriminado de pesticidas, mudanças climáticas, fragmentação dos habitats, queimadas e desmatamentos (PEREIRA et al, 2011; ZANELLA; MARTINS, 2005). Tais fatores são derivados de uma nova, que diversos cientistas denominam como antropoceno, na qual a força humana é responsável por modelar as paisagens naturais, transformar a atmosfera e interferir nas relações ecológicas do planeta. Em muitos casos, de maneira irreversível (DIAS, 2016). Nesse contexto, o aprendizado técnico tem sido posto como o principal meio para a obtenção de resultados positivos naquilo que se associa à reprodução, manejo e conservação das abelhas. De modo geral, os processos que envolvem o aprendizado técnico são vistos como repetitivos, rígidos, inflexíveis, reducionistas e exaustivos. Em contraposição a essa perspectiva, este trabalho busca revelar outros aspectos distantes desses, sendo eles criativos, afetivos, amplos e abertos a diversas possibilidades (INGOLD, 2015; 2019; 2020). Os resultados da pesquisa realizada têm sido percebidos na descrição e análise de diferentes processos técnicos – identificação de abelhas na mata, confecção de cortiços, fabricação de utensílios, etc, contextualizados nos fluxos das situações em lugares familiares (TISING, 2015) e na resolução de problemas (DEWEY, 2010), a partir da inter-relação (DIGARD, 1988) entre humanos e não humanos (INGOLD, 2012). Para alcançar tais resultados, lanço mão da pesquisa etnográfica, que envolve a observação participante, com o registro em diário de campo, fotografias, entrevistas, listas, catálogos e comparação entre os dados (MAUSS,2002). Agradeço a FUNCAP, agência financiadora da pesquisa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.