EMOÇÕES E SENTIMENTOS RELACIONADOS A MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES QUE LECIONAM A DISCIPLINA

Autores

  • Maria IvÂnya Brito Milfont Teixeira
  • Jorge Carvalho Brandão
  • Jorge Carvalho Brandao

Resumo

O presente artigo aborda alguns estudos realizados entre 2009 e 2020, que tratam sobre a relação de professores que lecionam a disciplina de Matemática e, as emoções e os sentimentos envolvidos ao longo do seu processo formativo. Para subsidiar essa reflexão, utilizamos como base teórica, os conceitos de afetividade abordados por Henri Wallon, Piaget e Vygotsky (apud CASTILHO DOS SANTOS, 2019), onde o sujeito não possui apenas o cognitivo, mas também o afetivo, portanto, ambos devem ser trabalhados de forma conjunta durante todo o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo refletir sobre o processo formativo dos profissionais que lecionam a disciplina de Matemática, a partir de seus primeiros contatos com a referida disciplina, verificando a afetividade envolvida e sua influência de forma positiva ou negativa em suas ações pedagógicas cotidianas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para análise dos dados, foram definidas duas categorias: a) primeiro contato escolar com a matemática e as afetividades envolvidas; b) afetividade presente no processo de ensino-aprendizagem enquanto professor. Os dados foram tratados com o apoio da técnica de análise de conteúdo. A partir dessa análise, verificou-se que a afetividade influencia no efetivo aprendizado da Matemática, e que, para não ocorrer um movimento cíclico de sentimentos e emoções negativas, que na maioria dos casos está ligada a disciplina, é preciso estabelecer ações que favoreçam seu ensino agora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação