EMOÇÕES E SENTIMENTOS RELACIONADOS A MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES QUE LECIONAM A DISCIPLINA
Resumo
O presente artigo aborda alguns estudos realizados entre 2009 e 2020, que tratam sobre a relação de professores que lecionam a disciplina de Matemática e, as emoções e os sentimentos envolvidos ao longo do seu processo formativo. Para subsidiar essa reflexão, utilizamos como base teórica, os conceitos de afetividade abordados por Henri Wallon, Piaget e Vygotsky (apud CASTILHO DOS SANTOS, 2019), onde o sujeito não possui apenas o cognitivo, mas também o afetivo, portanto, ambos devem ser trabalhados de forma conjunta durante todo o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo refletir sobre o processo formativo dos profissionais que lecionam a disciplina de Matemática, a partir de seus primeiros contatos com a referida disciplina, verificando a afetividade envolvida e sua influência de forma positiva ou negativa em suas ações pedagógicas cotidianas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para análise dos dados, foram definidas duas categorias: a) primeiro contato escolar com a matemática e as afetividades envolvidas; b) afetividade presente no processo de ensino-aprendizagem enquanto professor. Os dados foram tratados com o apoio da técnica de análise de conteúdo. A partir dessa análise, verificou-se que a afetividade influencia no efetivo aprendizado da Matemática, e que, para não ocorrer um movimento cíclico de sentimentos e emoções negativas, que na maioria dos casos está ligada a disciplina, é preciso estabelecer ações que favoreçam seu ensino agora.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.