TOCAR OS MORTOS: APARIÇÕES DE FANTASMAS NO CINEMA DE KIYOSHI KUROSAWA
Resumo
A presente pesquisa, "Tocar os Mortos: Aparições de Fantasmas no Cinema de Kiyoshi Kurosawa", está em andamento na linha de Fotografia e Audiovisual do mestrado em Comunicação da UFC (PPGCOM). Buscamos investigar de que maneira as aparições de fantasmas são articuladas no cinema do realizador japonês Kiyoshi Kurosawa, a partir de conceitos como os de fantasma, desaparição, MA e presença. Para Gumbrecht (2010), a dimensão da presença implica numa relação espacial, de concretude - tangível para mãos humanas. Os fantasmas de Kurosawa podem ser pensados como presenças espectrais? Como essas imagens nos reposionam enquanto espectadores diante da morte? Para a abordagem metodológica utilizaremos a análise fílmica para investigar como se dão as aparições de fantasmas em sete longas-metragens dirigidos e roteirizados por Kurosawa e faremos a análise das relações formais e narrativas que se dão na mise en scène. Nosso corpus de análise é constituído por: Sweet Home (Sûîto Homu, 1989), Pulse (Kairo, 2001), Séance (Kôrei, 2001), Loft (Rofuto, 2005), Retribution (Sakebi, 2006), Journey to the Shore (Kishibe no tabi, 2015) e Daguerrotype (Le secret de la chambre noire, 2016). Como resultado dessa pesquisa, percebemos que os modos de aparição que emergem dessa filmografia podem contribuir para novas leituras das imagens cinematográficas, do horror e da construção de mundos ficcionais que lidam com a questão da morte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.