TOCAR OS MORTOS: APARIÇÕES DE FANTASMAS NO CINEMA DE KIYOSHI KUROSAWA

Autores

  • NatÁlia Mendes Maia
  • Marcelo Didimo Souza Vieira

Resumo

A presente pesquisa, "Tocar os Mortos: Aparições de Fantasmas no Cinema de Kiyoshi Kurosawa", está em andamento na linha de Fotografia e Audiovisual do mestrado em Comunicação da UFC (PPGCOM). Buscamos investigar de que maneira as aparições de fantasmas são articuladas no cinema do realizador japonês Kiyoshi Kurosawa, a partir de conceitos como os de fantasma, desaparição, MA e presença. Para Gumbrecht (2010), a dimensão da presença implica numa relação espacial, de concretude - tangível para mãos humanas. Os fantasmas de Kurosawa podem ser pensados como presenças espectrais? Como essas imagens nos reposionam enquanto espectadores diante da morte? Para a abordagem metodológica utilizaremos a análise fílmica para investigar como se dão as aparições de fantasmas em sete longas-metragens dirigidos e roteirizados por Kurosawa e faremos a análise das relações formais e narrativas que se dão na mise en scène. Nosso corpus de análise é constituído por: Sweet Home (Sûîto Homu, 1989), Pulse (Kairo, 2001), Séance (Kôrei, 2001), Loft (Rofuto, 2005), Retribution (Sakebi, 2006), Journey to the Shore (Kishibe no tabi, 2015) e Daguerrotype (Le secret de la chambre noire, 2016). Como resultado dessa pesquisa, percebemos que os modos de aparição que emergem dessa filmografia podem contribuir para novas leituras das imagens cinematográficas, do horror e da construção de mundos ficcionais que lidam com a questão da morte.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação