A ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIAS DE MODELAGEM DE NEGÓCIOS PARA GRUPOS PRODUTIVOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA A PARTIR DA RACIONALIDADE SUBSTANTIVA
Resumo
A pesquisa foi realizada durante o Projeto de Mentoria e Gestão de Negócios Cooperativos, CNPq/SESCOOP N°[007]/2018, com o objetivo de auxiliar de forma multidisciplinar no processo de modelagem de negócios do terceiro setor, especificamente de empreendimentos da Economia Solidária (ES). Os negócios do contexto da gestão social partem de perspectiva de valores, que vão além da visão instrumental-legal da burocracia, visto que na ES os indivíduos unem os processos de produção e comercialização (economia) e vida. Percebe-se que estes empreendimentos se utilizam de uma tipo de racionalidade substantiva, onde suas práticas baseiam-se em valores (Ramos, 1989; Singer, 2008; Soares, 2019). Dessa forma, os instrumentos e modelos que são pensados no mercado necessitam ser adaptados quando inseridos no contexto do terceiro setor. Durante o projeto têm sido estudadas as dinâmicas de organização de empreendimentos de mulheres artesãs da economia Solidária, integrantes da Rede Estrela de Iracema. Ao longo do projeto, tem sido verificada a necessidade de adaptação de metodologias de educação empreendedora, bem como das metodologias de modelagem de negócios, visto que a racionalidade A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e análises documentais, para a fundamentação teórica da discussão nas mentorias virtuais ministradas, bem como observação das dinâmicas das mulheres durante as mentorias. Quanto aos resultados, observa-se que os empreendimentos apresentam uma forma diferente de visualizar seus segmentos de clientes, pois compreendem que existem os clientes internos e externos ao empreendimentos e também identificam formas diferentes de realizar parcerias. O projeto tem adaptado as metodologias de modelagem BMG Canvas, para que ela abrigue as especificidades da racionalidade substantiva destes empreendimentos. Também tem sido pensada a elaboração de uma cartilha de modelagem para estes negócios ao final do projeto, a fim de que possa, de forma didática e objetiva,Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Luiza de Freitas Serejo, A., Esther Nascimento Almeida, A., & Moraes Soares, M. de N. (2021). A ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIAS DE MODELAGEM DE NEGÓCIOS PARA GRUPOS PRODUTIVOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA A PARTIR DA RACIONALIDADE SUBSTANTIVA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 655. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73778
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
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