A DINÂMICA ORGANIZACIONAL DO COLÉGIO 7 DE SETEMBRO: UM ESTUDO À LUZ DOS PILARES DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Resumo
No Brasil registra-se a forte presença das organizações privadas no setor educacional. No contexto local, o Colégio 7 de Setembro é um dos destaques, pelo seu histórico e reputação. Para que a instituição se mantenha competitiva, suas práticas de gestão, que dão suporte ao trabalho didático-pedagógico realizado, devem estar firmemente consolidadas, em especial no tocante aos postulados clássicos da administração. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de gestão do 7 de Setembro à luz dos pilares da teoria geral da administração. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, documental e de campo, mediante estudo de caso. A unidade de análise é o Colégio 7 de Setembro, instituição educacional particular que atende alunos da educação infantil ao ensino médio, com forte reputação, em função de sua tradição na aprovação em vestibulares concorridos. Os resultados apontam que, em relação a Administração Científica, destaca-se a ênfase na ORT, com destaque para a divisão do trabalho e especialização, Incentivos salariais e prêmios, condições e ambiente de trabalho e a padronização dos serviços prestados. Relativo à Teoria Clássica, foi identificado a unidade de direção, pois as principais decisões são tomadas pelos proprietários, assim como há destaque para a autoridade e responsabilidade, já que os gestores coordenam grupos de pessoas. No que se refere à Teoria das Relações Humanas, ressalta-se o conceito de homem social, dada a existência de incentivos psicossociais, de relações informais e de integração entre colaboradores. Quanto à Teoria da Burocracia, ressalta-se a profissionalização da gestão, a formalidade nas comunicações, a hierarquia e a meritocracia. Conclui-se que muitas características dos pilares da TGA integram a dinâmica organizacional do Colégio 7 de Setembro.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Sabrina Sousa Cavalcante, V., Ellen Lopes de Sousa, J., Isabelle de Sousa Nascimento, M., & Cezar de Aquino Cabral, A. (2021). A DINÂMICA ORGANIZACIONAL DO COLÉGIO 7 DE SETEMBRO: UM ESTUDO À LUZ DOS PILARES DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 678. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73801
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
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