ANÁLISE DA RIGIDEZ DO MEMBRO INFERIOR DURANTE TAREFAS DE SALTO EM PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA
Resumo
A rigidez é uma variável biomecânica treinável que tem sido associada a performance e a lesões ósseas e teciduais dos membros inferiores em atletas de diferentes modalidades. Desse modo, torna-se necessária a análise dessa variável e seus desfechos funcionais. Objetivo: Analisar o comportamento da rigidez do membro inferior em praticantes de atividade física. Metodologia: Praticantes de atividade física de ambos os sexos, envolvidos em esportes que exigiam atividades de salto, foram recrutados após avaliação clínica. A avaliação consistia na análise de dados antropométricos e amplitude de movimento passivo (ADM) da rotação interna do quadril, ADM em cadeia cinética fechada do tornozelo. Em seguida foi feito um teste de performance que consistia em três saltos verticais contra movimento em uma plataforma de força. Durante cada teste, as forças de reação do solo foram captadas e, simultaneamente, as medidas cinemáticas foram gravadas para análise posterior em software de vídeo (Tracker). O leg stiffness (rigidez do membro inferior) foi obtido pela razão entre o pico de força de reação do solo e o deslocamento do centro de massa do participante. Os dados encontrados foram analisados no software SPSS 2.2. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética (CEP/UFC/PROPESQ 3.568.721). Resultado: Os participantes (n=8) tiveram como valor médio do Índice de Massa Corporal 23,3+2,3, encontrando-se na classificação de normalidade (18,5 a 24,9). Para a ADM passiva da rotação interna do quadril foi obtido a média de 42,7°+3, e para a ADM em cadeia cinética fechada do tornozelo a média foi de 46,8+1,6. Os valores de leg stiffness dos praticantes de atividade física apresentaram média de 6,77+4,01 kN/m, o que corresponde em média 11 vezes o peso corporal dos praticantes. Conclusão: A amostra, praticantes de atividades que envolvem saltos, apresentaram um leg stiffness de 6,77kN/m que corresponde ao amortecido em cada salto contra movimento realizado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Holanda de Araujo, A., Pinheiro de Oliveira, M., Ribeiro de Oliveira, R., & Almeida Bezerra, M. (2021). ANÁLISE DA RIGIDEZ DO MEMBRO INFERIOR DURANTE TAREFAS DE SALTO EM PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 778. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73901
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.