CONCORDÂNCIA VERBAL E VARIAÇÃO DAS FORMAS PRONOMINAIS NÓS E A GENTE: O PORTUGUÊS FALADO EM FORTALEZA NA DÉCADA DE 1980
Resumo
Esta pesquisa atém-se a variação e concordância verbal das formas pronominais nós e a gente na fala de Fortaleza-CE. Tem-se como base os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1972). Para a análise dos dados, são consideradas as formas pronominais com concordância padrão (nós somos/ a gente é) e não-padrão (nós é/ a gente somos). O corpora compõe-se de 18 entrevistas sociolinguísticas do projeto Dialetos Sociais Cearenses (DSC), com falantes fortalezenses sem ensino superior em 1980. A coleta dos dados e o tratamento estatístico foram realizados por meio de scripts no software Rstudio. Foram obtidas 374 ocorrências, apontando uma predominância da concordância verbal padrão com a forma a gente (68,4%, n=256), seguida da forma nós com concordância padrão (23%, n=86). As formas preteridas foram o 'nós' com concordância singular (8,02%, n=30) e 'a gente' com concordância plural (0,53%, n=02), demonstrando tendência à realização da concordância verbal padrão. Devido a escassez de dados de concordância não-padrão e seu caráter idiossincrático, essas foram desconsideradas à análise subsequente. A variável linguística tempo e tipo de paradigma do verbo no modo indicativo (SCHERRE; YACOVENCO, NARO, 2018) indicou o favorecimento da forma 'a gente', com concordância padrão, no presente e pretérito imperfeito. O 'nós', com concordância padrão, resiste nas formas de pretérito perfeito, principalmente no pretérito perfeito igual ao presente (nós falamos hoje/ontem). O fator grau de escolaridade não demonstrou significância sob o fenômeno. Considerando a variável sexo, a variante nós resistiu majoritariamente na fala de mulheres, revelando um maior conservadorismo linguístico feminino na amostra. Para referência genérica e específica, demonstrou-se a predominância da forma nós nos casos mais determinados e específicos. Agradecimentos à UFC pela bolsa concedida ao projeto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
CONCORDÂNCIA VERBAL E VARIAÇÃO DAS FORMAS PRONOMINAIS NÓS E A GENTE: O PORTUGUÊS FALADO EM FORTALEZA NA DÉCADA DE 1980. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1043. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74166