DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA: MANUAL CLÍNICO DE ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA AOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO BIPOLAR [MAEP-TB]
Resumo
INTRODUÇÃO: A área da Enfermagem Psiquiátrica dispõe de escassos instrumentos para sistematização de sua assistência, sobretudo os que são específicos à especialidade ou a alguma classe de transtorno. OBJETIVO: Desenvolver uma tecnologia didático-científica para a prática clínica de enfermeiros psiquiátricos (EP) na assistência a portadores de transtornos do espectro bipolar. METODOLOGIA: Estudo metodológico não experimental, aplicado, de desenvolvimento de tecnologia dura. Toda a pesquisa e elaboração do material foi realizada em ambiente virtual com uso de dispositivos digitais, entre jul. de 2020 a ago. de 2021. O processo de desenvolvimento do manual constou de 4 fases: 1) Estudos sobre a temática; 2) Delineamento geral + Desenvolvimento da Seção II; 3) Desenvolvimento da Seção III; e 4) Desenvolvimento da Seção I + Formatação, diagramação e design. As seguintes bases de dados foram utilizadas para pesquisa: MEDLINE, PsycINFO, Cochrane e Scielo. Por fim, o desenvolvimento dos cuidados do manual se deu a partir de observações clínicas, reflexões e estudos das autoras, tendo-se utilizado artigos científicos como fonte principal de pesquisa para o embasamento teórico-científico dos cuidados formulados. RESULTADOS: O MAEP foi dividido em 3 seções. A Seção I foi destinada a orientações acerca da estruturação do manual, sua utilização na prática clínica de EP e discussões acerca da atual conjuntura da enfermagem na área da psiquiatria. A Seção II, reúne um estado da arte do Transtorno Bipolar. A Seção III é, propriamente, o que constitui a essência do manual, tendo ela sido dividida em 2 domínios, o primeiro contendo cuidados direcionados a disfunções psicopatológicas e comportamentais, e o segundo a disfunções orgânico-fisiológicas. CONCLUSÃO: Se tratando de um protótipo de uma obra mais ampla visionada pela autora, o MAEP-TB superou positivamente suas expectativas iniciais, tendo suscitado prospectivas otimistas acerca da sua ampliação e desenvolvimento futuros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Cintia Eufrasio Soares, A., Ellen Vieira Rocha, L., & Figueiredo Coelho, M. de M. (2021). DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA: MANUAL CLÍNICO DE ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA AOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO BIPOLAR [MAEP-TB]. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1107. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74230
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.