DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE ESTABILIDADE DE UM SÉRUM ANTIOXIDANTE PARA UMA LINHA COSMÉTICA CONTENDO EXTRATO HIDROETANÓLICO DOS FRUTOS DA ROMÃ (PUNICA GRANATUM LINN )
Resumo
Introdução:A Punica granatum Linn. (romã)é uma planta originaria do oriente médio, comumente encontrada em áreas tropicais. A romã contém uma grande quantidade de compostos fenólicos que apresentam atividade antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante. Uma maior preocupação com a sustentabilidade leva a pesquisas para a incorporação de substâncias naturais em cosméticos e o estudo da estabilidade dos mesmos. Objetivos: Avaliar as atividades antioxidante, clareadora e fotoprotetora do extrato hidroetanólico dos frutos da romã(EHEtR), desenvolver um sérum facial com a maior porcentagem de insumos naturais e realizar estudos de estabilidade.Metodologia:As atividades antioxidante, clareadora e fotoprotetora foram determinadas utilizando os seguintes testes, respectivamente: Peroxidação Lipídica, Inibição da Tirosinase e método de Mansur et al.(1986). Os testes de estabilidade preliminar e acelerada foram de acordo com a ANVISA (2004).Resultados:O extrato na concentração de 200 µg/ml inibiu a peroxidação em 93,67%, valor próximo ao padrão Trolox que inibiu em 96%. No teste da inibição da tirosinase, o extrato na concentração de 1000 µg/ml inibiu a enzima em 20,79%, resultado inferior quando comparado ao padrão ácido kójico que inibiu em 99,15%.O FPS do extrato foi 21,31, valor superior ao do padrão Benzofenona que obteve FPS de 19,23. O sérum foi desenvolvido com uma porcentagem natural de 98,9% de insumos naturais e apresentou-se estável nos testes de estabilidade preliminar e acelerada .Conclusão:O extrato apresentou excelentes atividades antioxidante e fotoprotetora, justificando seu uso em formulações cosméticas. Em contrapartida, não demonstrou atividade clareadora significativa, assim o extrato EHEtR não pode ser utilizado para essa finalidade. A proposta do sérum com maior porcentagem de insumos naturais foi obtida com êxito, já que o mesmo foi aprovado nos estudos de estabilidade preliminar e acelerada.Agradecimentos: LabCos, CNPq, UFC e Farmácia Escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lais Silva Coelho, A., Sabóia Diógenes Pessoa, Érika, Sousa Lima, R., Gonçalves Araújo, T., & Goncalves Araujo, T. (2021). DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE ESTABILIDADE DE UM SÉRUM ANTIOXIDANTE PARA UMA LINHA COSMÉTICA CONTENDO EXTRATO HIDROETANÓLICO DOS FRUTOS DA ROMÃ (PUNICA GRANATUM LINN ). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1111. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74234
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.