DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE ESTABILIDADE DE UM SÉRUM ANTIOXIDANTE PARA UMA LINHA COSMÉTICA CONTENDO EXTRATO HIDROETANÓLICO DOS FRUTOS DA ROMÃ (PUNICA GRANATUM LINN )

Autores

  • Antonia Lais Silva Coelho
  • Érika Sabóia Diógenes Pessoa
  • Rebeca Sousa Lima
  • Tamara Gonçalves Araújo
  • Tamara Goncalves Araujo

Resumo

Introdução:A Punica granatum Linn. (romã)é uma planta originaria do oriente médio, comumente encontrada em áreas tropicais. A romã contém uma grande quantidade de compostos fenólicos que apresentam atividade antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante. Uma maior preocupação com a sustentabilidade leva a pesquisas para a incorporação de substâncias naturais em cosméticos e o estudo da estabilidade dos mesmos. Objetivos: Avaliar as atividades antioxidante, clareadora e fotoprotetora do extrato hidroetanólico dos frutos da romã(EHEtR), desenvolver um sérum facial com a maior porcentagem de insumos naturais e realizar estudos de estabilidade.Metodologia:As atividades antioxidante, clareadora e fotoprotetora foram determinadas utilizando os seguintes testes, respectivamente: Peroxidação Lipídica, Inibição da Tirosinase e método de Mansur et al.(1986). Os testes de estabilidade preliminar e acelerada foram de acordo com a ANVISA (2004).Resultados:O extrato na concentração de 200 µg/ml inibiu a peroxidação em 93,67%, valor próximo ao padrão Trolox que inibiu em 96%. No teste da inibição da tirosinase, o extrato na concentração de 1000 µg/ml inibiu a enzima em 20,79%, resultado inferior quando comparado ao padrão ácido kójico que inibiu em 99,15%.O FPS do extrato foi 21,31, valor superior ao do padrão Benzofenona que obteve FPS de 19,23. O sérum foi desenvolvido com uma porcentagem natural de 98,9% de insumos naturais e apresentou-se estável nos testes de estabilidade preliminar e acelerada .Conclusão:O extrato apresentou excelentes atividades antioxidante e fotoprotetora, justificando seu uso em formulações cosméticas. Em contrapartida, não demonstrou atividade clareadora significativa, assim o extrato EHEtR não pode ser utilizado para essa finalidade. A proposta do sérum com maior porcentagem de insumos naturais foi obtida com êxito, já que o mesmo foi aprovado nos estudos de estabilidade preliminar e acelerada.Agradecimentos: LabCos, CNPq, UFC e Farmácia Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Lais Silva Coelho, A., Sabóia Diógenes Pessoa, Érika, Sousa Lima, R., Gonçalves Araújo, T., & Goncalves Araujo, T. (2021). DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE ESTABILIDADE DE UM SÉRUM ANTIOXIDANTE PARA UMA LINHA COSMÉTICA CONTENDO EXTRATO HIDROETANÓLICO DOS FRUTOS DA ROMÃ (PUNICA GRANATUM LINN ). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1111. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74234

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica